Moradia de famílias do Alto da Paz, em Fortaleza, é tema de reunião com Habitafor

29/10/20 10:24

A situação de moradia das famílias do Alto da Paz, no bairro Vincente Pinzon, em Fortaleza, foi pauta durante reunião do deputado estadual Renato Roseno (PSOL) com a secretária municipal do Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza, Olinda dos Santos, realizada na última quinta-feira, 29. O momento contou com a presença de representantes da Associação de Moradores do Alto da Paz e do Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Frei Tito de Alencar (EFTA).

Durante a reunião, realizada na sede da Habitafor, ficou encaminhado que o EFTA irá realizar o levantamento dos nomes e documentos das 133 famílias que aguardam a entrega do residencial e a Habitafor irá verificar o status do cadastro delas junto à Caixa Econômica Federal.

"Fortaleza se iguala ao cenário nacional quando tratamos do problema de moradia. Entendendo isso, precisamos tocar as políticas públicas que garantam esse direito. A moradia está vinculada diretamente aos laços familiares, afetivos. É preciso ver o direito à moradia como um direito à vida", destaca Roseno.

Entenda o caso

Em fevereiro de 2014, após despejo realizado no bairro, moradores da comunidade Alto da Paz se dispersaram para bairros da região como Cais do Porto, Praia do Futuro e Castelo Encantado. O motivo do despejo foi a construção, no terreno onde 350 famílias se alojaram, de um conjunto habitacional que atenderá famílias do Serviluz. (Texto e foto: Evelyn Barreto)

Áreas de atuação: Direitos Humanos, Moradia