‎Justiça‬ - 3 meses da Chacina da Grande Messejana

12/02/16 17:19

"Passados 90 dias do assassinato de um policial em Messejana e da chacina que se seguiu, tivemos hoje o assassinato de outro PM. Nos solidarizamos com todas as vítimas de crimes letais. Cobramos a responsabilização exemplar de todos esses crimes. Nos solidarizamos com as famílias desses policiais e com as famílias das vítimas da chacina. Entendemos que nenhuma violência deve justificar outra. Daí a necessidade do Governo empreender a apuração rigorosa de quaisquer e todas as violações ao direito à vida.

Todos temos direito à vida sem violência. Além disso, cabe ao Governo desenvolver uma estratégia de segurança humana mais ampla e estratégica. Segurança não é resultado somente da ação da polícia ou do policial. É resultado de ações estruturadas, planejadas, regulares para promoção de direitos, acesso às políticas e resolução de conflitos.

Vivemos a maior conflitualidade da história de Fortaleza com milhares de vítimas, em sua maioria jovens das periferias. A lógica de "ocupação" ou "saturação" não diminui o conflito. Essa lógica envolve a todos em mais violência. Precisamos de inteligência, planejamento, articulação de políticas, combate ao tráfico de armas, enfrentamento às grandes redes de violência, mais policiamento comunitário", afirma o Deputado Estadual Renato Roseno (PSOL).

No dia em que a chacina de Messejana, a maior já registrada no Ceará, completa três meses e na mesma data que mais um policial foi morto, nosso mandato volta a exigir do Governo do Estado, respostas efetivas às famílias das vítimas e à sociedade cearense. Enviamos hoje, dia 12 de fevereiro, novos ofícios reiterando solicitação de rigorosa apuração. Prestamos nossa solidariedade e cobramos a conclusão das investigações e a responsabilização dos autores.

Pelo menos 12 pessoas foram assassinadas entre a noite do dia 11 e a madrugada do dia 12 de novembro, concentrando-se num território, cujo raio é menor que três quilômetros, no Curió, na Lagoa Redonda e no Guajeru.

Nesses últimos três meses, o Deputado Renato Roseno (PSOL) fez diversos pronunciamentos no plenário da Assembleia Legislativa cobrando esforços do Governo do Estado para a investigação sobre os crimes, foram enviados ofícios com pedidos de esclarecimento e apoio nas mobilizações e atos realizados no bairro. A violência letal, sobretudo contra jovens e adolescentes, é motivadora da ação pública do nosso mandato.

Fortaleza tem uma média de 77 homicídios em todas as faixas etárias para cada 100 mil habitantes ao ano. Na faixa etária de 12 a 19 anos, essa taxa passa para 136 homicídios por grupo de 100 mil habitantes ao ano.

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (Washington), logo na sequência da chacina, fez um comunicado à imprensa expressando a sua preocupação com esse fato. Entidades no Brasil inteiro assinaram manifestações cobrando do Ministério da Justiça, da Secretaria da Segurança Pública, a pronta resposta. O Conselho Estadual de Direitos Humanos emitiu também sua manifestação. Movimentos locais e nacionais de direitos humanos colocaram claramente, posicionam-se contra a lógica de guerra e de massacre. O comunicado foi publicado na página oficial da Comissão Interamericana. http://www.oas.org/pt/cidh/prensa/notas/2015/135.asp

Nessa data, aproveitamos para exigir, mais uma vez, respostas do Governo do Estado e reforçamos nosso apoio e solidariedade às famílias de todas as vítimas

Confira pronunciamentos sobre a chacina Grande Messejana:

https://www.youtube.com/watch?v=Wkv4_bGiDRg https://www.youtube.com/watch?v=HC6ZKaqdLPs

Áreas de atuação: Juventude, Segurança pública