Comissão de Direitos Humanos, em primeira reunião, aprova realização de seminário com movimentos sociais

12/02/15 12:34

Deputado Renato Roseno usa o microfone na primeira reunião da nova Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Ceará. Ao lado dele, o deputado Júlio César Filho, à esquerda, e os deputados Zé Ailton Brasil e Moisés Braz, à direita

Um seminário para traçar o diagnóstico das demandas de direitos humanos no Ceará será realizado no dia 4 de março, a partir das 14h30min, na Assembleia Legislativa do Estado. A proposta foi apresentada pelo deputado Renato Roseno na primeira reunião da nova Comissão de Direitos Humanos e Cidadania e incorporada e apoiada por todos os membros do colegiado.

A iniciativa é uma sinalização importante para a aproximação com os movimentos sociais organizados, pois o convite à participação no seminário será feito às 50 instituições que subscreveram uma carta pública à Mesa Diretora da Assembleia propondo uma plataforma para a atuação da Comissão de Direitos Humanos, além de outros segmentos.

"Em vez de oferecer uma pauta, a Comissão vai receber a pauta dos movimentos sociais como um exercício da democracia", argumentou Renato Roseno. Ao qualificar a proposta como "excelente ideia", o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Zé Ailton Brasil (PP), reafirmou o compromisso de democratizar o colegiado, a partir do convite para que as instituições participem do seminário. O vice-líder do governo, Júlio César Filho (PTN), avaliou que a sugestão apresentada pelo deputado Renato Roseno "engrandece e fortalece a Comissão".

A primeira reunião da Comissão de Direitos Humanos foi realizada nesta quinta-feira (12), quando os integrantes também deliberaram pela realização de uma reunião extraordinária, no dia 27 de fevereiro, a partir das 14h, para receber a ex-ministra da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro. A proposta foi apresentada pelo vice-presidente da Comissão, deputado Moisés Braz (PT).

As reuniões ordinárias da Comissão de Direitos Humanos serão realizadas sempre às quartas-feiras, às 14h30min, no Complexo das Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa do Estado - Av. Desembargador Moreira, 2807 - Dionísio Torres.

Áreas de atuação: Direitos Humanos, Participação popular