Comitê da Assembleia pesquisa aumento da violência letal contra meninas no CE

28/04/20 12:30

A violência letal contra meninas de 10 a 19 anos é tema da nova pesquisa de campo do Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência da Assembleia Legislativa. O resultado do estudo vai ser reunido em três cadernos, o primeiro deles a ser publicado em maio e que funcionarão como uma importante ferramenta no enfrentamento ao homicídio de meninas no Ceará.

A partir dos dados colhidos, o colegiado vai encaminhar recomendações a gestores públicos e órgãos como a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), organizações da sociedade civil, movimentos sociais e coletivos que trabalham com a temática da juventude, buscando a redução nos índices desse tipo de violência no Estado.

Relator do comitê, o deputado estadual Renato Roseno (Psol) afirma que a pesquisa sobre crimes de morte de meninas no Ceará, realizada ao longo de todo o ano passado - cujo relatório está sendo finalizado este ano -, é uma ação inédita em âmbito nacional por tratar especificamente de assassinatos de adolescentes do sexo feminino.

De acordo com o deputado, a violência contra adolescentes no Ceará aumentou muito de 2016 para 2018. “Percebemos isso também em 2019 e os casos se mantém muito elevados em 2020", explica Renato. "Então, mesmo havendo uma queda no número total de homicídios, ainda há um número muito grande no assassinatos de meninas. Nós estamos muito preocupados com os indicadores deste ano”, alerta o parlamentar.

Em 2018, de acordo com as pesquisas realizadas pelo Comitê, o número de assassinatos de meninas no Estado cresceu 42,5% em relação ao ano anterior. Em Fortaleza, o crescimento foi ainda mais acentuado: 90,32%.

O Comitê é uma iniciativa conjunta da Assembleia Legislativa, Governo do Estado do Ceará e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O colegiado foi instituído em 2016, com o objetivo de compreender as causas e as origens da violência contra os jovens no Estado. A partir dos resultados obtidos, o grupo elabora recomendações e propostas de políticas públicas que apontem para a prevenção e a redução de homicídios cometidos por adolescentes e contra adolescentes no Ceará.

Áreas de atuação: Juventude, Segurança pública