Cortes no orçamento do SINE/IDT são tema de audiência pública

05/04/17 13:06

A situação orçamentária do Sistema Nacional de Emprego/Instituto do Desenvolvimento do Trabalho (Sine/IDT) para 2017 será tema de audiência pública nessa quinta-feira (6/4), às 15h, na Assembleia Legislativa. O debate é resultado de um requerimento do deputado Renato Roseno (PSOL) e será realizado pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público.

Participam do debate representantes da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social; da Secretaria de Planejamento; e da Federação dos Trabalhadores, Empregados e Empregadas no Comércio e Serviços do Estado do Ceará (Fetrace); além de representante dos trabalhadores da instituição e do presidente do IDT, Antonio Gilvan Mendes de Oliveira. O deputado Elmano de Freitas (PT) subscreve a audiência.

Para Renato Roseno, o corte de 15% no orçamento do Sine/IDT é um duro ataque à política de proteção aos trabalhadores já que o Sine presta mais de 200 mil atendimentos por ano, intermediando o seguro-desemprego, oferecendo cursos de qualificação profissional e pesquisas de emprego. “Ano passado, 73% dos seguros-desempregos foram realizados através do Sine. O corte do custeio dessa instituição vai prejudicar fortemente a política do trabalho”, alerta o deputado.

Áreas de atuação: Trabalho, Assistência social