Portaria garante demarcação das terras indígenas dos Tremembé da Barra do Mundaú, em Itapipoca

07/08/15 14:00

Índios Tremembé da Barra do Mundaú, em Itapipoca, exibem faixas em passeata: resistência contra invasões, desmatamentos e ameaças

O mandato do deputado estadual Renato Roseno (PSOL) celebra a conquista da demarcação das terras dos índios Tremembé da Barra do Mundaú, do Sítio São José do Buriti, em Itapipoca. A portaria declaratória, que garante a demarcação, foi confirmada nesta sexta-feira, 7 de agosto, em evento com a presença do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

A assinatura da portaria declaratória garante a essa tribo a posse do chão, 3.580 hectares que passam a ser oficialmente terra indígena. Agora, as terras dos Tremembé de Itapipoca já podem ser demarcadas fisicamente, com a materialização dos marcos e georreferenciamento.

Durante o evento, foi realizada também uma homenagem à missionária cearense Maria Amélia Leite, indigenista que lutou muito tempo por essa conquista. O mandato aproveita para se confraternizar com a incansável defensora dos índios e saudar a todos os companheiros que têm a vida dedicada à causa indígena.

A portaria declaratória para a demarcação das terras dos índios Tremembé da Barra do Mundaú, do Sítio São José do Buriti, em Itapipoca, é um estímulo para a continuidade da luta pelo reconhecimento e demarcação da terra de outras tribos e pelo respeito à cultura das comunidades tradicionais. A luta dos povos indígenas no Ceará vai sendo marcada por intenso processo de resistência contra diversas formas de violência. Os próprios índios Tremembé da Barra do Mundaú, em Itapipoca, denunciam constantes invasões, desmatamentos e ameaças nas terras onde vivem.

Segundo dados do movimento indígena, o Ceará possui 14 etnias, com uma população composta por aproximadamente 30 mil índios residentes em 19 municípios do Estado. Apenas um território estava homologado – a terra indígena Córrego João Pereira, da etnia Tremembé. Todas as demais ainda aguardam os trâmites legais para que sejam homologadas.

Áreas de atuação: Direitos Humanos, Indígenas, Raça e etnia