Deputado debate no Cariri a qualidade da educação superior e o financiamento das universidades

14/12/15 18:00

Renato Roseno, em pé, fala em mesa com outras quatro pessoas sentadas e cartazes do Sindicato Andes Nacional, Sindurca e CSP Conlutas

"É necessário ter qualidade no acesso para ter acesso à qualidade nas universidades". O deputado estadual Renato Roseno esteve no Crato nesta segunda-feira, 14 de dezembro, para debate promovido pelo Sindicato dos Docentes da Universidade Regional do Cariri (Urca) sobre as reivindicações dos servidores em greve. Durante a atividade com a comunidade universitária em defesa das universidades estaduais, o parlamentar falou sobre qualidade da educação, financiamento das universidades, necessidade de uma política de assistência estudantil, entre outros assuntos.

O mandato do deputado estadual Renato Roseno já esteve 20 vezes na região do Cariri, sendo dez apenas no Crato, seis em Juazeiro do Norte, uma vez em Barbalha, uma em Barro, uma em Lavras da Mangabeira e uma em Saboeiro. Em todo o Ceará, foram 93 visitas a 41 dos 184 municípios, realizadas pelo próprio parlamentar ou por assessores.

Durante as viagens ao Cariri, o mandato participou de atividades para ouvir trabalhadores em greve; discutiu com as comunidades questões como crise hídrica, agrotóxicos, agricultura familiar, projetos que beneficiam pequenos agricultores; debateu sobre reforma política, redução da idade penal, controle social dos gastos públicos, direitos humanos e justiça; ministrou minicurso sobre água e sustentabilidade; promoveu audiência pública sobre violência contra a mulher e o projeto Cinturão das Águas, visitando também as comunidades impactadas pelo projeto; participou de audiência pública sobre homofobia; conheceu experiência não governamental de projeto de educação infantil; e esteve em atividades de apresentação do PSOL.

Mandato no interior: Alcântaras, Amontada, Aracati (duas visitas), Aquiraz, Banabuiú (três visitas), Barbalha, Barro, Beberibe, Bela Cruz, Canindé (três visitas), Cariús, Caucaia (onze visitas), Crateús (quatro visitas), Crato (dez visitas), Icapuí, Icó, Iguatu (sete visitas), Independência, Itapipoca (duas visitas), Itatira (duas visitas), Jaguaribara, Jaguaretama, Juazeiro do Norte (quatro visitas), Lavras da Mangabeira, Limoeiro do Norte (três visitas), Morada Nova, Maracanaú (cinco visitas), Moraújo, Orós, Pacatuba, Paracuru, Quixadá (cinco visitas), Quixelô, Quixeramobim, Saboeiro, Santa Quitéria (duas visitas), São Gonçalo do Amarante, Senador Pompeu, Sobral (duas visitas), Várzea Alegre (três visitas) e Viçosa do Ceará.

Mandato no Cariri

Barbalha

Nosso mandato esteve em Barbalha para apoiar a luta dos trabalhadores. O deputado estadual Renato Roseno se encontrou com servidores públicos municipais, demonstrando solidariedade aos trabalhadores, em greve há quase 200 dias. A reunião foi realizada no Salão Paroquial da Paróquia de Santo Antônio - Rua Matriz, 43, ao lado da Igreja Matriz. No mesmo dia e mesmo local, o deputado teve uma conversa com os jovens da região. Foi a Plenária com a Juventude, articulada pelo PSOL - 24 de outubro.

Barro

O deputado estadual Renato Roseno participou de debate com servidores municipais na Câmara de Vereadores - 21 de novembro.

Crato

Reforma política democrática foi o tema da conferência de abertura da XVIII Semana de Direito da Universidade Regional do Cariri (Urca), com o deputado estadual Renato Roseno. O evento foi realizado no Centro de Convenções do Cariri - 9 de dezembro de 2015.

O mandato do deputado estadual Renato Roseno elaborou e ministrou o minicurso "Água e sustentabilidade sob a perspectiva dos direitos humanos e da sustentabilidade ambiental no século XXI". A atividade fez parte do 5º Colóquio Sociedade, Políticas Públicas, Cultura e Desenvolvimento, na Universidade Regional do Cariri (Urca). Além de um debate na Urca, foi desenvolvida uma atividade de campo nas comunidades Currais do Baixio, Baixio do Muquém e Baixio das Palmeiras. Com o deputado estavam também as assessoras de Meio Ambiente, Érica Pontes e Soraya Tupinambá - 2 de outubro de 2015.

Nosso mandato foi convidado a conhecer no Crato um projeto para fortalecer a luta pela educação infantil. Em defesa do direito da criança ao cuidado e à educação em creches e pré-escolas, estivemos na Associação dos Pais, Padrinhos e Amigos do Projeto Menino Jesus (Apapromeje), no bairro Vila Alta. Na omissão do Estado, surgiu a creche comunitária na década de 1990, que, depois, passou a ter apoio do poder público, mas ainda insuficiente - 18 de setembro de 2015.

O deputado estadual Renato Roseno participou, na sede do Serviço Social do Comércio - Sesc Crato, de audiência pública para discutir a luta contra a homofobia. Uma realização da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa, da qual o parlamentar do PSOL é membro, a audiência pública foi requerida pelo deputado Zé Ailton Brasil (PP) - 21 de agosto de 2015.

A Assembleia Nacional dos Estudantes Livre (ANEL) convidou e o deputado Renato Roseno aceitou participar de mais um debate sobre a proposta de redução da idade penal. A atividade foi realizada no Campus do Pimenta, da Universidade Regional do Cariri (Urca) - 14 de agosto de 2015.

Os estudantes da Universidade Regional do Cariri (Urca) ocuparam o pátio do Curso de Direito para ouvir o deputado estadual Renato Roseno em debate sobre a proposta de redução da da idade penal - 3 de julho de 2015.

Renato Roseno esteve na cidade para audiência pública, solicitada por ele, que debateu os impactos do Cinturão das Águas sobre as famílias que moram nas áreas por onde as obras do projeto irão passar. A assessora de Meio Ambiente do mandato, Soraya Tupinambá, acompanhou o parlamentar durante a atividade - 1º de junho de 2015.

Na reunião do Fórum Justiça, no Cariri, Renato debateu as demandas de movimentos por Justiça e Direitos Humanos - 30 de março de 2015.

O deputado Renato Roseno visitou a comunidade Baixio das Palmeiras e constatou a sensação de insegurança vivida pelos moradores, que podem ser removidos pelo projeto Cinturão das Águas - 28 de março de 2015.

Juazeiro do Norte

O deputado estadual Renato Roseno esteve na Faculdade Leão Sampaio para mais um debate sobre redução da idade penal - 5 de novembro de 2015.

O deputado estadual Renato Roseno esteve em Juazeiro do Norte como palestrante do 1º Fórum de Direitos Humanos e Cidadania da Faculdade Leão Sampaio, falando sobre redução da idade penal - 18 de setembro de 2015.

Foi em Juazeiro do Norte que ocorreu a audiência pública sobre a violência contra a mulher no Ceará. Autor do requerimento para a realização da audiência, o deputado estadual Renato Roseno esteve na cidade junto com a assessora de Direitos Humanos, Isabel Cavalcante - 3 de julho de 2015.

Renato esteve de volta a Juazeiro do Norte para participar de debate na Universidade Federal do Cariri sobre redução da idade penal - 1º de junho de 2015.

O deputado estadual participou de debate sobre controle social dos gastos públicos realizado na Universidade Federal do Cariri (UFCA) - 28 de março de 2015.

Renato Roseno participou de atividades de apresentação do PSOL. O momento é o mais adequado para fazer filiações, fortalecer contatos, esclarecer dúvidas sobre as bandeiras de luta e o programa do partido e apresentar o modelo de organização da legenda - 28 de março de 2015.

Lavras da Mangabeira

O deputado estadual Renato Roseno esteve em Lavras da Mangabeira para participar de reuniões com parceiros - 19 de setembro de 2015.

Saboeiro

Políticas públicas voltadas para o campo foi o tema da formação organizada pela Cáritas Diocesana de Iguatu no município de Saboeiro e que contou com a participação do mandato do deputado estadual Renato Roseno. Assessores do mandato discutiram com as comunidades questões como crise hídrica, agrotóxicos, agricultura familiar, projetos que beneficiam pequenos agricultores... - 30 de outubro de 2015.

O Centro Comunitário Irmã Lúcia recebeu participantes das comunidades de quatro municípios da região - Santarém (Acopiara), Mamoeiro (Cariús), Canafístula, Minador e Santo Agostinho (Jucás), além de Aroeira Ferrada, Baixa Verde, Belo Horizonte, Mucambinho, Lagoa de Dentro, Malhada e Fazenda Nova (Saboeiro).

Entre os participantes, estavam jovens, adultos e idosos, mulheres e homens, agricultores, representantes de associações comunitárias e sindicatos de trabalhadores e integrantes do Grupo de Políticas Públicas de Saboeiro. O mandato do deputado estadual Renato Roseno esteve representado pela assessora de Meio Ambiente, Soraya Tupinambá, e pelo assessor regional para o Centro-Sul, Alex Lima.

Áreas de atuação: Transparência, Política