29 de agosto, Dia Nacional da Visibilidade Lésbica: por amor, liberdade, igualdade, respeito e cidadania

29/08/15 15:35

Abraço de duas mulheres negras

Neste 29 de agosto, Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, os mandatos do PSOL no Ceará relembram o pensamento da feminista Adrienne Rich (1929-2012). “É fundamental que entendamos o feminismo lésbico em seu sentido mais profundo e radical, como é o amor por nós mesmas e por outras mulheres, o compromisso com a liberdade de todas nós, que transcende a categoria de “preferência sexual” e a de direitos civis, para voltar-se à uma política de formular perguntas de mulheres, que lutam por um mundo no qual a integridade de todas - não de umas poucas eleitas - seja reconhecida e considerada em cada aspecto da cultura”, registrou a escritora e poetisa, que nasceu nos Estados Unidos, mas se identificava como judia, por ser filha de pai judeu e mãe cristã.

É falando de amor, liberdade, igualdade, respeito e cidadania que enfrentamos o preconceito, a discriminação, a falta de oportunidades e a negação de direitos. "Nossa luta é por direitos, por visibilidades e resistências. Convidamos para o afeto, para os abraços e solidariedades, pelos encontros, acolhimentos e fortalecimentos", endossam os mandatos "Ecos da cidade", do vereador João Alfredo, "Cidade em movimento", da vereadora Toinha Rocha, e "É tempo de resistência", do deputado estadual Renato Roseno.

O Dia Nacional da Visibilidade Lésbica foi criado por ativistas lésbicas e dedicado à data em que foi realizado o 1º Seminário Nacional de Lésbicas (Senale), ocorrido em 29 de agosto de 1996. O evento foi realizado no Rio de Janeiro, a partir de iniciativa do Coletivo de Lésbicas do Rio de Janeiro (Colerj). Desde então, foram realizadas seis edições do Senale.

Áreas de atuação: Direitos Humanos, PSOL, Diversidade sexual, Mulheres