A disparada dos homicídios e a incongruência entre o candidato e o governador

03/05/17 12:31

Edição de hoje do jornal O POVO aponta que os homicídios no Ceará bateram recorde no mês de abril, chegando à maior estatística em cinco anos. Para o deputado Renato Roseno, essa disparada no número de homicídios (pelo menos 358 segundo informa a reportagem) revela mais uma vez a enorme distância entre o discurso do então candidato e a prática do hoje governador Camilo Santana.

"Mesmo sendo da oposição e não tendo votado em Camilo, eu concordo com o que está escrito na sua proposta de governo. Ali se inscreve uma moderna política de segurança comunitária, de segurança cidadã, que vai muito além da segurança pública. Mas lendo o noticiário, parece que o governador não lembra do candidato", defendeu Renato durante pronunciamento em plenário. "O governador precisa rever suas ações a partir de seu programa de governo".

Entre outras propostas, Renato lembrou que o candidato Camilo previa o fortalecimento da Academia de Segurança Pública e a implantação de uma moderna política de segurança comunitária. O governador Camilo, entretanto, tem ido na direção oposta. Segundo o deputado, o aumento do orçamento da Academia foi de apenas 0,6% e a resposta dada à escalada da violência no Estado continua sendo uma resposta conservadora, superada, que não dialoga com o próprio programa de governo.

"Segurança cidadã é um conceito mais amplo, mais inteligente, mais complexo do que segurança pública. Mas em vez de investir nessas questões, o governo continua tentando resolver o problema dos crimes letais apenas com policiamento ostensivo", afirmou Renato. (Foto: Assessoria de comunicação da AL)

Áreas de atuação: Direitos Humanos, Segurança pública