Extermínio de adolescentes no Ceará é tema de audiência pública na AL

11/11/18 19:00

Dentro da programação da Semana Estadual de Prevenção aos Homicídios de Jovens, a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa promove nessa terça-feira (13), às 14h, uma audiência pública para discutir os assassinatos envolvendo jovens no Estado. O requerimento é do deputado estadual Renato Roseno (PSOL), autor da lei nº 16.482/17, que instituiu a semana dentro do calendário oficial do estado.

A lei prevê que a Semana Estadual de Prevenção aos Homicídios de Jovens - também chamada de Semana Cada Vida Importa - será realizada na semana do dia 12 de novembro de cada ano. A data é uma referência à “Chacina do Curió”, que vitimou 11 jovens, nove dos quais adolescentes, na madrugada de 12 de novembro de 2015. O objetivo é sensibilizar a população e o poder público acerca do alto índice de mortalidade juvenil no Estado do Ceará, bem como promover o debate entre a sociedade civil e a administração pública sobre as políticas de prevenção que contribuam para reduzir esse índice.

PARCERIA - Segundo Renato, a ideia da audiência pública é tentar avançar na formulação e na efetivação de ações voltadas para a prevenção de homicídios de jovens. “Por ocasião da Semana Estadual de Prevenção aos Homicídios de Jovens, é fundamental que a Assembleia Legislativa possa atuar em parceria com movimentos sociais de juventude, entidades da sociedade civil e universidades nos debates, palestras, campanhas, manifestações, marchas, entre outras atividades que estejam em conformidade com os objetivos da lei”, explica Renato.

Participam da audiência representantes do governo do Estado, do Ministério Público, da Defensoria Pública e entidades da sociedade civil.

A Semana Cada Vida Importa é uma realização do Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência, Fórum DCA, Unicef, Fórum Popular de Segurança Pública, Assembleia Legislativa do Ceará, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), Movimento Cada Vida Importa e Governo do Estado do Ceará (Ceará Pacífico, Secretaria de Educação, Centro Bom Jardim de Arte e Cultura, Porto Iracema das Artes, Cineteatro São Luiz, Theatro José de Alencar e Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – Secult).

[+] Saiba mais sobre a Semana de Prevenção de Homicídios em www.cadavidaimporta.com.br

Áreas de atuação: Direitos Humanos, Juventude