Hospital São José: Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids denuncia situação precária

12/11/15 15:11

Embalagens de medicamentos em primeiro plano e paciente ao fundo com a imagem desfocada

A Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids (RNP+ Ceará) denuncia situação precária no Hospital São José, referência estadual no tratamento de doenças infecciosas. O Fórum do Movimento Social de Luta contra a Aids pressiona para ser recebido urgentemente pelo governador Camilo Santana.

Após visita ao hospital nessa quarta-feira, 11 de novembro, a RNP+ Ceará constatou a redução no atendimento e a necessidade urgente de uma reforma para ampliação do serviço ambulatorial. Conforme a rede, por falta de repasse de recursos financeiros, a unidade está reduzindo o número de profissionais e cortando horas extras. A partir de informações fornecidas por chefes de setores e médicos do hospital, a RNP aponta que o Programa de Atendimento Domiciliar (PAD) também deve acabar, caso o problema não seja resolvido com a maior brevidade possível.

O deputado estadual Renato Roseno (PSOL) repercutiu a denúncia nesta quinta-feira, 12 de novembro, no plenário da Assembleia Legislativa. "Todos sabem que o nosso mandato tem tido especial atenção àqueles que têm doenças crônicas. Por diversas vezes, trouxe o tema aqui e fiz denúncias sobre a situação, absolutamente emergencial, do Hospital São José", apontou o deputado, dando ciência aos colegas parlamentares, telespectadores da TV Assembleia e ouvintes da Rádio FM Assembleia de que acabara de ser informado pela RNP de problemas no hospital.

"Lamentavelmente, o número de pessoas vivendo com HIV/Aids só tem crescido, em especial entre os jovens. E isso só reforça a importância de ampliarmos ainda mais o serviço. Qual não é a minha indignação! Acabo de saber que o Hospital São José vai fechar o atendimento do hospital-dia. Eu lamento muito e, aqui, quero mais uma vez, de público, me solidarizar com esses pacientes, mas, sobretudo, reclamar para que não encerrem o atendimento do hospital-dia, tomem ações para ampliação e manutenção do fornecimento dos medicamentos”, reivindicou o parlamentar do PSOL. O hospital-dia funciona como um serviço de internação parcial, com regime de assistência intermediário entre a internação e o atendimento ambulatorial.

O deputado Renato Roseno já denunciou a situação emergencial do Hospital São José ao governador Camilo Santana e também ao secretário da Saúde do Estado, Henrique Javi, porque a unidade de saúde é de fundamental importância para o tratamento das pessoas com doenças, como a Aids. "Saúde é um direito fundamental e deve ser tratado com prioridade", concluiu, questionando a possibilidade de fechamento do serviço de hospital-dia. "Isso é uma vergonha para as pessoas que precisam de atendimento no hospital".

Áreas de atuação: Saúde, Fiscalização e controle