Mandato do deputado estadual Renato Roseno: presença nos bairros da Capital e nas comunidades do Interior

13/05/15 19:02

Renato Roseno entre várias pessoas durante caminhada, com pôr-do-sol ao fundo

Um mandato para além do parlamento, fora de gabinete, presente também nas ruas, nas praças, nas escolas, nas universidades, nos sindicatos, nas associações comunitárias, nos bairros da Capital, nas comunidades do Interior. É para o que se propõe o deputado estadual Renato Roseno. Apenas nesta semana, o parlamentar do PSOL já teve quatro compromissos em escolas e mais um em faculdade. Na tarde desta quarta-feira, 13 de maio, ele esteve na Escola Adauto Bezerra para mais um debate sobre redução da idade penal.

Na Capital ou no Interior, por iniciativa própria ou atendendo a convites, o mandato do deputado estadual Renato Roseno tem conversado com diversos segmentos sobre temas de interesse da população: direitos humanos, questão indígena, direito à moradia, questão hídrica, controle social, direitos trabalhistas, combate aos agrotóxicos e políticas para a infância, a adolescência e a juventude.

Atividades na Capital

Infância e adolescência: Reunião de planejamento do Fórum Cearense de Organizações Não Governamentais de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - Fórum DCA (4 de fevereiro). Reunião com representação regional do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) com encaminhamento de fortalecer o diálogo sobre a letalidade de crianças e adolescentes (12 de março). Visita ao Centro Educacional São Miguel. no Passaré, após rebelião de adolescentes, junto com outros deputados (17 de março). Mandato participou da VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Fortaleza (27 de março). Participação, debate ou palestra sobre redução da idade penal, na Universidade do Parlamento Cearense, durante evento promovido pelo Unicef – Eu e meu município crescendo juntos; no Auditório Luiz Gonzaga, da Universidade Federal do Ceará (UFC); na Faculdade Estácio FIC; na Faculdade Farias Brito; além de ato público no Centro da cidade organizado pela Frente Cearense contra a Redução da Idade Penal (31 de março, 9, 27, 28, 29 e 30 de abril).

Direito à moradia: Mandato compareceu à ocupação do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas para prestar solidariedade e reforçar apoio na luta pelo direito à moradia (2 de março).

Políticas para a juventude: Como o mandato do deputado estadual Renato Roseno pode contribuir com os movimentos de juventude? Como os movimentos de juventude podem contribuir com o mandato do parlamentar? Participou de debate no Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte - Cuca Mondubim (14 de março). O deputado esteve no Conjunto Esperança, onde deu palestra sobre direitos humanos para a juventude no Colégio Irapuan Pinheiro (26 de março). Renato participou de debate sobre acesso dos jovens à universidade, dentro da programação do Fórum de Enfrentamento à Violência contra a Juventude Pobre e Negra, promovido pela Faculdade 7 de Setembro (FA7) e Universidade da Integração Nacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Unilab (8 de abril).

Servidores municipais: Mandato participou de ato por mais segurança no Instituto José Frota (IJF), apoiando iniciativa do Sindicato dos Servidores Municipais de Fortaleza (Sindifort), e se integrou aos preparativos do movimento 1º de Maio Classista (27 de março).

Conjuntura nacional: Deputado participou de debate sobre conjuntura nacional no Auditório Rachel de Queiroz, da Universidade Federal do Ceará (UFC), e no Centro Frei Humberto, para jovens das escolas do campo do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST (27 de março e 1º de abril).

Servidores federais: Deputado compareceu ao Ato do Fórum Permanente em Defesa do Serviço Público reunindo, no pátio da Reitoria, servidores e professores das Universidades Federal do Ceará (UFC), do Cariri (UFCA) e da Integração Nacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). O ato integrou as atividades da campanha salarial dos servidores federais (9 de abril).

Terceirizações: Participou no Centro de Fortaleza de atividade pelo Dia Nacional de Paralisação contra o Projeto de Lei das Terceirizações (15 de abril).

Tráfico de pessoas: Mandato participou do Simpósio Internacional sobre Tráfico de Pessoas no Tribunal Regional do Trabalho. No dia anterior, o deputado lembrou que a origem de muitos casos de tráfico está relacionada com a exploração sexual de crianças e adolescentes (16 de abril).

Atividades no Interior

Quixadá: Renato participou da Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - 5 de fevereiro.

Caucaia: O deputado esteve em roda de conversa com a etnia Anacé sobre demarcação de terras indígenas - 14 de março. Mandato prestou apoio a indígenas da tribo Anacé, três deles levados à delegacia, sob acusação de ocupação ilegal da área conhecida como Japuara, embora seja uma área originariamente pertencente àquela etnia, hoje sob posse de especuladores. Renato Roseno comunicou à Casa Militar do Governo do Estado denúncias de uso de truculência pela Polícia - 2 de abril. Mandato realizou roda de conversa, na Tabuba, com jovens da Comunidade Shalom, sobre redução da idade penal e políticas para a juventude - 17 de maio.

Maracanaú: Mandato participou de ato na entrada da aldeia Pitaguary para impedir o ingresso de pessoas estranhas que utilizam as margens do açude da comunidade para colocar paredões de som e praticar exploração sexual de crianças e adolescentes, entre outras práticas inadequadas - 5 de março. Renato esteve no ato de apoio à Ocupação Bandeira Vermelha, organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) - 25 de março.

Moraújo: O deputado visitou o município para conhecer e fortalecer a luta da comunidade quilombola de Timbaúba. Ele se prontificou a fortalecer as demandas de titulação fundiária e ampliação do abastecimento d'água junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Fundação Palmares, Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e a Secretaria do Desenvolvimento Agrário - 21 de março.

Independência: O parlamentar participou de seminário sobre a descriminalização da juventude - 22 de março. Renato esteve na Romaria das Águas e em atividade na Escola Família Agrícola (EFA) Dom Fragoso - 22 de março.

Crateús: O deputado participou do ato público regional sobre a questão da escassez de água, seguido de audiência com autoridades municipais e regionais para exigência de um plano de segurança hídrica - 23 de março.

Crato: Renato visitou a comunidade Baixio das Palmeiras e constatou a sensação de insegurança vivida pelos moradores, que podem ser removidos pelo projeto Cinturão das Águas - 28 de março. Na reunião do Fórum Justiça, no Cariri, Renato debateu as demandas de diversos movimentos por Justiça e Direitos Humanos - 30 de março.

Juazeiro do Norte: O parlamentar participou de debate sobre controle social dos gastos públicos, promovido pelo curso de Administração Pública da Universidade Federal do Cariri (UFCA) - 28 de março.

Alcântaras: O deputado compareceu à assembleia do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, que reivindicavam reajuste salarial com reposição da inflação e garantia de direitos, como licença-prêmio, anuênios e pagamento justo de adicional de insalubridade - 4 de abril.

Limoeiro do Norte: Renato participou da V Semana Zé Maria do Tomé, em homenagem ao camponês e ambientalista assassinado em 2010 por denunciar os males da pulverização aérea de agrotóxicos na Chapada do Apodi - 21 e 22 de abril.

Aquiraz: O parlamentar participou da roda de conversa sobre prédios públicos abandonados e vias públicas precárias e inacessíveis - 26 de abril.

Banabuiú: O deputado visitou a cidade, cujo Açude Arrojado Lisboa está com apenas 1,25% da capacidade de armazenamento. A comunidade vem demandando restringir a vazão do reservatório, boa parte destinada às atividades do agronegócio - 16 de maio.

Jaguaretama: O deputado visitou a cidade para fortalecer o PSOL, prestar contas do mandato e ouvir demandas da comunidade - 16 de maio.

Para fortalecimento do PSOL, o mandato do deputado Renato Roseno participou também de atividades de apresentação do partido no Interior. O momento é o mais adequado para fazer filiações, esclarecer dúvidas sobre as bandeiras de luta e o programa do partido e apresentar o modelo de organização da legenda. As atividades foram realizadas em Independência (21 de março), Crateús (22 de março), Juazeiro do Norte (28 de março), Iguatu (29 de março), Itapipoca (13 de abril), Quixadá (25 de abril) e Várzea Alegre (16 de maio).

O mandato mantém diálogo com vários movimentos e organizações: Fórum Ampliado das Universidades Estaduais - Uece, Urca e UVA; Fórum Cearense de Mulheres; Fórum Cearense de Organizações Não Governamentais de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente; Fórum Estadual de Educação; Fórum Permanente para Implantação do Parque do Cocó; Fórum Unificado dos Servidores Públicos do Estado; Frente Cearense contra a Redução da Maioridade Penal; Grupo de Trabalho sobre o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo; Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), entre outras organizações.

Áreas de atuação: Transparência, Política