Mandato no Interior: debates e rodas de conversa em Iguatu, Acopiara e Tauá

28/05/18 14:00

O que precisamos fazer pra vencer a desesperança? Essa foi uma das perguntas centrais na roda de conversa com representantes de movimentos sociais e militantes do PSOL em Iguatu na noite da última quinta-feira, 24. O encontro, realizado na sede municipal do partido, fez parte de uma agenda de visitas e encontros de Renato Roseno nas regiões Centro-Sul e dos Inhamuns, para onde o deputado retornou no último fim de semana. Além de Iguatu, Renato percorreu também os municípios de Acopiara e Tauá.

Segundo o parlamentar, há uma estratégia clara do poder estabelecido em criar um clima generalizado de melancolia e desesperança e somente a luta política pode promover um encontro com a nossa própria potência, com a nossa própria alegria militante. A ideia é fazer crer ao povo que não há alternativas, que não há luta possível. "Não está 'tudo' dominado. Os condomínios de poder fizeram um grande acordo no Ceará. Querem resolver as eleições agora, sem participação popular, sem debates estratégicos, de forma envergonhada. Nossa resistência é fundamental nesse momento", avaliou.

Na manhã de sexta-feira, Renato esteve em Acopiara, também no Centro-Sul, participando do debate "Por uma cultura de paz", realizado pelas paróquias São Francisco de Assis e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Participaram da mesa a assistente social e professora o IFCE-Iguatu Roberta Menezes e o promotor Leydomar Nunes. A ideia era fazer uma reflexão sobre o lema deste ano da Campanha da Fraternidade, que trata da superação da violência.

"A paz é fruto da justiça e a violência é fruto da segregação", resumiu Renato, que, durante o encontro, apresentou o relatório "Cada Vida Importa", do Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência, do qual ocupa a relatoria. "Temos o desafio civilizatório de não permitir que a nossa juventude seja assassinada, pois morremos todos nós como sociedade", destacou.

Encerrando mais esse giro pelo Interior, na tarde de sexta-feira e no sábado, Renato participou das comemorações da festa de Santa Rita de Cássia, padroeira do distrito de Marruás, em Tauá; e teve uma agenda de conversas com a militância local do PSOL e com o advogado Edmilson Barbosa, pré-candidato a deputado federal pelo partido.

Áreas de atuação: Participação popular, Política