Audiência pública sobre a Marcha Mundial das Mulheres Negras: contra o racismo e a violência, pelo bem viver

08/09/15 11:43

Silhueta de rosto de mulher negra com desenho ao fundo de rosto de mulher negra

Contra o racismo e a violência e pelo bem viver, a Marcha Mundial das Mulheres Negras 2015 será realizada em Brasília, no dia 18 de novembro. Mais do que um preparativo para o evento, uma audiência pública será realizada no Complexo das Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa do Ceará, nessa quarta-feira (9), a partir das 14h30min. É um momento para discussão sobre questões como visibilidade e identidade das mulheres negras e direito a uma vida com respeito e sem agressões. A audiência pública foi solicitada pelo deputado estadual Renato Roseno (PSOL).

O objetivo da Marcha das Mulheres Negras é denunciar o racismo e o sexismo e questionar a omissão e a conivência do poder público e da sociedade com a manutenção de uma rede de privilégios e de vantagens que expropriam oportunidades de condição e plena participação na vida social. O Brasil tem 49 milhões de mulheres negras, o equivalente a 25% da população total do país.

Mesmo representando uma parcela expressiva da população brasileira, as mulheres negras são invisibilizadas e enfrentam diversas violações de direitos, como a violência, a falta de acesso à saúde de qualidade e os baixos salários em relação aos homens, mesmo que tenham o mesmo tempo de estudos que eles. Problemas como esses e as reivindicações de soluções devem pautar a Marcha Mundial das Mulheres Negras e já estão pautando os eventos preparatórios.

Cada unidade da federação está organizando diferentes atividades como construção da marcha. O Ceará conta com um comitê organizador local e tem organizado debates, formações e mobilizações como parte da programação nacional.

Áreas de atuação: Mulheres, Raça e etnia