Artigo: Marielle, não nos calarão

16/03/18 08:53

Marielle, não nos calarão

Toda morte por execução é um ato covarde. Os mandantes e executores querem calar a vítima e a todos no seu entorno. É a demonstração de poder dos pusilânimes. O assassinato da 1Marielle foi um atentado à democracia, a nós, ao Brasil. Mataram covardemente uma mulher negra, jovem, lutadora de uma das comunidades mais emblemáticas do Rio de Janeiro. Mataram porque ela era mulher, negra, altiva e lutava por justiça social e contra o extermínio.

Mataram porque ela ousou desafiar a lógica racista e genocida da sociedade.

Mataram porque ela encarna o insuportável para a covardia que toma conta desse País: a emancipação de si mesma, a resistência das comunidades, a libertação de tantas mulheres negras que se veem nela. Sua morte demonstra quão profundo é o golpe e como a intervenção militar no Rio de Janeiro é uma farsa. Pelo contrário, torna ainda mais complexo o quadro de opressão, corrupção e arbitrariedades que tem marcado a vida dos cariocas.

A morte de Marielle é consequência desse tempo de golpe à democracia e de violência política. O atentado à ela se soma aos atentados aos direitos e aos movimentos sociais que acontecem todos os dias. Foi extermínio político.

Executaram uma mandatária popular, uma porta-voz da denúncia do arbítrio e das violações de direitos humanos numa das principais cidades do Brasil. Com esse ato brutal, eles achavam que iriam nos calar. Marielle, não nos calarão. Hoje choramos, mas não podemos vacilar um segundo. Eles agem cada vez mais abertamente. Nossa resposta deve ser ampla e forte. Hoje tem muito mais sentido o que você dizia desde sempre: “eu sou porque nós somos”.

Da última vez que nos encontramos, lembro do sempre sorriso largo. Falamos dela vir a Fortaleza e do significado da sua eleição para milhares de mulheres que se encarnavam nela. Mesmo na dureza da vida, Mari sempre emanava alegria. Alegria de quem tem coragem de mudar a vida e faz isso lutando muito. Continuaremos sendo assim. Que o Brasil esteja à tua altura e respeite tua vida. Nosso caminho tem de ser de Justiça, democracia e liberdade. Marielle, amiga e companheira, presente!

Áreas de atuação: Direitos Humanos, Segurança pública