Na Alerj, Renato apresenta trabalho de comitê cearense

31/10/17 12:54

Na manhã da última segunda-feira, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), o deputado Renato Roseno apresentou os dados do relatório "Cada Vida Importa", elaborado pelo Comitê Cearense Pela Prevenção de Homicídios na Adolescência. Durante a reunião, presidida pelo deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL-RJ), Renato destacou a necessidade de articulação de atores estratégicos para prevenir assassinatos de jovens no Rio de Janeiro, a partilha de lições e resultados do CCPHA e o estabelecimento de uma instância institucional de convergência de ações para prevenção de homicídios até 2020.

Relator dos trabalhos do comitê, Roseno apresentou aos parlamentares da Alerj as medidas para a prevenção de homicídios de adolescentes que sendo apresentadas aos gestores públicos no Ceará. Entre elas, estão a ampliação da rede de programas e projetos sociais de prevenção para adolescentes e vulneráveis ao homicídio; a inclusão de adolescentes no sistema escolar e em projetos culturais e o controle do uso e da circulação de armas de fogo e munições. O deputado lembrou que Fortaleza é a capital com maior número de homicídios no país e destacou que as propostas foram resultado de uma pesquisa custeada pela Assembleia do Ceará, Governo do Estado e Unicef.

“O genocídio do jovem negro está sendo transferido para uma questão de ordem moral. É necessário enfrentar esse senso comum que reforça a dinâmica da violência”, declarou Renato. “Temos de seguir o exemplo do Ceará. É preciso reunir Ministério Público, Alerj e Tribunal de Justiça e saber se conseguimos juntar recursos para montar uma equipe e levantar dados qualificados, junto com o Governo do Estado e o Instituto de Segurança Pública (ISP)”, afirmou o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alerj, deputado Marcelo Freixo (PSol).

Participaram do encontro integrantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Poder Judiciário e Secretaria de Segurança Pública, além da representante do UNICEF no Brasil, Florence Bauer, e membros das comissões de Direitos Humanos, Segurança Pública, Cultura e Assuntos da Criança, Adolescentes e Idosos. A reunião foi iniciativa do UNICEF, em parceria com as comissões citadas da ALERJ, para a elaboração de um plano estadual de enfrentamento dos homicídios de adolescentes. (Com informações da assessoria de comunicação da AL / FOTOS: Ascom deputado Marcelo Freixo)

CadaVidaImporta

Áreas de atuação: Direitos Humanos, Juventude