Peritos e parlamentares discutem criação do Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura

27/02/19 21:43

Na tarde desta quarta-feira, o deputado estadual Renato Roseno (PSOL), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, participou de uma reunião com o presidente da Casa, deputado José Sarto (PDT) e peritos do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT), que estão no Ceará para analisar a situação das unidades prisionais da Região Metropolitana de Fortaleza. Também participaram do encontro os demais integrantes do colegiado, Júlio César Filho (PPS), Augusta Brito (PCdoB) e Romeu Aldigueri (PDT).

O coordenador do MNPCT Ribamar de Araújo e Silva e o perito Bruno Renato Teixeira pediram apoio do Poder Legislativo para que seja criado no Ceará o Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura. Ribamar de Araújo afirmou que é simbólico que seja neste momento. “Estamos muito preocupados com as convulsões sociais que aconteceram nas ruas e com os reflexos que podem ter no sistema prisional estadual”, explicou.

Já o perito Bruno Renato Teixeira enfatizou que o Estado carece de medidas de ressocialização e de prevenção. “Ações legislativas podem contribuir com esse processo, seja na discussão do orçamento, incremento da política penal, políticas de trabalho para os egressos do sistema penitenciário”, pontuou. Ele também chamou atenção para formas de tortura que passam despercebidas. “Quando se fala em tortura só se pensa em sinais físicos, mas existem casos em que a alimentação é usada como forma de tortura, seja pela falta ou pela má qualidade”, relatou.

Sarto ressaltou que, como presidente da Casa, fará o que estiver ao seu alcance para que essa pauta seja discutida e encaminhada da melhor forma. Líder do Governo, o deputado Júlio César Filho (PPS) também se comprometeu a levar essa discussão ao governador Camilo Santana (PT) e a pautar esse tema junto à Casa Civil do Estado. Para Roseno, a AL deve ter maior espaço para esse tema e lembrou que há cerca de 60% de presos provisórios nas penitenciárias cearenses e que é muito alto o índice de reincidência no estado.

“Cuidar dessa questão das penitenciárias vai contribuir também para a paz no estado”, concluiu o parlamentar. (Com foto e informações da Ascom AL / Foto: José Leomar)

Áreas de atuação: Direitos Humanos, Segurança pública