Pesquisa pioneira apresenta dados inéditos sobre medidas socioeducativas no Ceará

19/09/23 12:00

Em um encontro inovador com técnicos e profissionais da Secretaria de Assistência Social do Ceará (SEAS), foram revelados dados preliminares de uma pesquisa pioneira no Brasil. Intitulado "Trajetórias de adolescentes pós-medida no Ceará", o estudo examinou o impacto de medidas socioeducativas em adolescentes que cumpriram internação, entre 2016 e 2021, nas cidades de Fortaleza, Sobral e Juazeiro. O estudo foi produzido pelo Comitê de Prevenção e Combate a Violência da Assembleia Legislativa do Ceará, presidido pelo deputado Renato Roseno (Psol).

Com uma equipe multidisciplinar, o projeto abordou aspectos cruciais da experiência desses jovens, como atendimento socioeducativo, relações familiares e comunitárias, e interações com o sistema de justiça. "Este é um marco na compreensão das complexidades que envolvem os jovens em medidas socioeducativas. É uma oportunidade para refinar nossas abordagens e políticas", ressaltou Roseno.

A pesquisa busca compreender como as trajetórias de vida de adolescentes marcadas pelo cumprimento de medidas socioeducativas restritivas de liberdade. Um dos pontos destacados é a necessidade de estabelecer relações de confiança entre os jovens e as instituições. "Conhecendo melhor o cenário, podemos desenvolver estratégias mais eficazes para abordar questões complexas", acrescentou.

Texto alternativo

O estudo também traz à tona números inéditos sobre a trajetória de jovens em programas sociais e projetos de empregabilidade antes, durante e após o cumprimento das medidas. Esses dados são considerados cruciais para aprimorar as políticas públicas no estado.

A apresentação desses dados preliminares representa não apenas um diagnóstico detalhado do atual estado das medidas socioeducativas no Ceará, mas também sinaliza caminhos para melhorias significativas. O delineamento das recomendações está sendo construído num diálogo com diversos atores a instituições.

A expectativa é que essa pesquisa pioneira sirva como modelo para outros estados e contribua para o desenvolvimento de políticas públicas mais inclusivas e eficazes. A divulgação destes números está prevista para outubro. A publicação ficará disponível no site do Comitê.

Áreas de atuação: Direitos Humanos, Juventude