Renato participa de debates e audiências públicas em Crateús, Tamboril e Independência

29/04/19 11:28

Mais um giro pelo Interior. No último fim de semana, o deputado estadual Renato Roseno (PSOL) visitou os municípios de Crateús, Independência e Tamboril, na região do Sertão de Crateús, participando de debates sobre a reforma da previdência, rodas de conversa sobre a política de segurança pública e de uma plenária regional de apoiadores do mandato.

"Desde o nosso primeiro mandato, nós temos percorrido todas as regiões do Estado. Nós temos responsabilidade com todo o povo cearense. Me incomoda muito essa lógica de que o deputado é um deputado de uma região, isso é reproduzido pelo discurso das oligarquias que desde sempre comandam a política cearense", afirmou Renato. "Nós somos deputados de todo o estado e por isso temos procurado acompanhar os debates e as lutas que se dão em todas as regiões e em todos os territórios".

Na manhã de sexta-feira (26), uma audiência pública sobre a reforma da previdência e o desmonte da seguridade social proposta pelo governo Bolsonaro reuniu dezenas de entidades na Câmara Municipal de Tamboril. Em sua intervenção, Renato explicou que a reforma é contrária aos interesses do povo trabalhador. "O Brasil é um país rico, mas é um país muito injusto e desigual. A reforma não é a favor da igualdade. Ela vai aumentar a desigualdade, a injustiça e a concentração de riqueza", afirmou.

Texto alternativo

No turno da tarde, novo debate sobre a reforma foi realizado na Câmara Municipal de Independência. Segundo Renato, a maior parte da conta de R$ 1,2 trilhão que o governo anuncia como suposta economia a ser realizada nos próximos dez anos com reforma vai sair do bolso dos mais pobres. "Quase 70% desse valor vai sair do regime geral da previdência e do BPC, ou seja, os trabalhadores e as trabalhadoras vão arcar com a maior parte dessa conta. A reforma é mais uma mentira que esse governo autoritário, violento e anti-povo quer contar para a população".

Na noite de sexta-feira, Renato participou de uma roda de conversa em Crateús sobre as políticas públicas de segurança do governo Camilo. Participaram do encontro representantes da OAB e da Comissão Diocesana Justiça e Paz. Na manhã de sábado, foi realizada uma plenária regionalizada do mandato, reunindo companheiros e companheiras que estão nas lutas em Crateús, Ipueiras, Nova Russas, Tamboril e Catunda.

"Nós precisamos agir, mas também refletir programaticamente. Daí a importância desse tipo de encontro. São momentos de reflexão que têm de ser cultivados entre nós. Nossos problemas do dia a dia fazem parte do que está acontecendo no resto do mundo e do Brasil. Sem isso, seremos tragados pela dinâmica do cotidiano", afirmou o deputado.

Áreas de atuação: Participação popular, Democracia, Economia