Renato participa de sessão itinerante da AL em Itapipoca

02/10/21 10:04

Retomando as atividades no interior do Estado após o início da pandemia da COVID-19, o deputado estadual Renato Roseno (PSOL) esteve na manhã da quinta-feira, 30, em Itapipoca para participar da Assembleia Itinerante, iniciativa que leva os trabalhos legislativos para o interior do Estado. Durante a sessão ordinária, realizada na Câmara dos Vereadores da cidade, parlamentares, servidores da Assembleia Legislativa e moradores da região estiveram presentes.

Durante seu pronunciamento, Roseno enfatizou a relação com a região e o valor histórico do seu vínculo com os municípios próximos à Itapipoca. “Eu tenho um imenso orgulho de dizer que as minhas raízes estão ligadas às terras que estão aqui, que estão no município de Amontada, onde eu vivi momentos fundamentais da minha formação familiar”. O parlamentar saudou também os movimentos sociais presentes que têm sua origem na região da Itapipoca e reiterou a importância da valorização da cultura. “Estamos aqui em uma sessão itinerante onde desde Itapipoca e região, falamos ao Ceará. Eu vejo aqui o movimento quilombola, o movimento indígena, o movimento da cultura, eu vejo o movimento dos trabalhadores e trabalhadoras do transporte, os servidores públicos como eu, os pequenos produtores da agricultura familiar, os sem terra e os sem teto”.

Em decorrência da pandemia, a taxa de mortalidade do município de Itapipoca é 105,3 óbitos por 100 mil habitantes, de acordo com último Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado em setembro. Nesse contexto, o sentimento de solidariedade com as famílias de Itapipoca foi destaque na fala de Roseno, especialmente às famílias que perderam entes queridos. “Minha primeira palavra é de solidariedade. Solidariedade a todos que, como eu, perderam familiares, amigos e colegas. E nós sabemos que essa tragédia poderia ter sido evitada ou minorada se houvesse diligência, respeito à ciência, respeito às pessoas, por parte do Governo Federal”, afirmou.

Texto alternativo

O deputado lembrou que, no ano passado, o governo federal gastou mais de R$ 1,3 bilhões para pagamento de juros para grupos financeiros. "Isso dá 44% do orçamento geral da União, praticamente metade. Nesse momento, reiteramos e agradecemos aos que não desistiram de lutar, aos que não desistiram de ter esperança, aos que não desistiram do Brasil", afirmou. "O Brasil é muito maior dos que os racistas, é maior do que os homofóbicos, é maior que o preconceito, é maior que esse discurso de violência, é maior do que as fake news, do que o negacionismo. O Brasil é muito maior do que o Bolsonaro e o bolsonarismo, o Brasil é gigantesco!”, ressaltou.

Presidente do do Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios de Adolescentes (CCPHA) da Assembleia Legislativa, Renato fez um chamado aos munícipes para efetivação do trabalho de prevenção dos assassinatos de jovens na região. “Temos desenvolvido uma das iniciativas mais reconhecidas nacionalmente de prevenção da violência a partir de 10 a 19 anos de idade e, lamentavelmente, Itapipoca está entre os seis municípios com mais homicídios, nessa faixa etária da segunda década da vida. Nós valorizamos o município pois é no município que se faz prevenção, é no município que se pode garantir sobretudo o acesso de meninos e meninas à educação, à cultura e à saúde desde a primeira infância, e esse deve ser um tema que mobiliza a todos”.

Assembleia Itinerante

A Assembleia Itinerante é uma iniciativa que descentraliza as decisões que acontecem na sede do Poder Legislativo. O projeto chegou a Itapipoca com vasta programação de serviços, palestras e apresentações artísticas. Após o encerramento da sessão parlamentar, foram entregues as premiações do Festival de Arte e Cultura, que envolvia produções culturais locais.

Roseno participou da entrega do troféu e premiação em dinheiro ao grupo Ganga Zumba, segundo colocado na categoria “Música Regional e Folclore”. O Ganga Zumba é um tradicional grupo quilombola da região. “É muito importante mantermos a história e tradições locais vivas, mas, além disso, reconhecermos suas existências é imprescindível para a perpetuação da cultura no município”, destacou Roseno. (Texto: Evelyn Barreto / Fotos: Dário Gabriel-AL)

Áreas de atuação: Cultura, Segurança pública, Política