Renato defende promoção social em conjuntos habitacionais

17/03/23 09:48

Na última quinta-feira (16), o deputado estadual Renato Roseno (PSOL) aprovou no plenário da AL dois requerimentos que tratam de providências por parte do governo do Estado para o Residencial José Euclides Ferreira Gomes, em Fortaleza. São requisições à Secretaria das Cidades para reforma de áreas públicas e também para regularização de áreas destinadas ao comércio.

A situação dos conjuntos habitacionais de Fortaleza tem sido objeto de constante atuação do parlamentar. Nas últimas semanas, Renato tem procurado dialogar com o Ministério Público e representantes do governo para solucionar problemas estruturais dessas localidades e também discutir as recentes operaçòes policiais realizadas nos conjuntos.

No último dia 9, Renato esteve reunido com representantes do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (Caocidadania) do MP para discutir a Operação Opus, deflagrada, no início do mês de março, pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS).

Na ocasião, foi discutida a necessidade de garantir, além das ações de segurança, medidas que promovam cidadania nos conjuntos habitacionais. A Operação Opus tem atuado em locais como o conjunto José Euclides Ferreira, no bairro Jangurussu. O objetivo da reunião foi tratar da permanência das forças policiais no território, como forma a prevenir a ocorrência de crimes, mas também garantir a efetivação de direitos essenciais.

O encontro, que aconteceu no auditório da sede dos Centros de Apoio Operacional, no bairro Dionísio Torres, foi presidido pela promotora de Justiça Giovana de Melo Araújo, coordenadora do Caocidadania, e contou com a presença do delegado da Polícia Civil Harley Filho, coordenador do Copol.

O MPCE foi representado ainda pelos também promotores de Justiça Joseana França Pinto, coordenadora do Núcleo de Atendimento à Vítima da Violência (Nuavv); Marcelo Cochrane Santiago Sampaio, membro do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco); e Lucas Felipe Azevedo de Brito, coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e da Juventude (Caopij).

(Texto: Felipe Araújo, com informações da Ascom MPCE / Foto:Brasil de Fato)

Áreas de atuação: Direitos Humanos, Segurança pública