Renato defende reajuste salarial dos servidores estaduais

05/06/19 11:16

Na última terça-feira (4), o deputado estadual Renato Roseno (PSOL) foi às ruas com os servidores estaduais cobrando a reposição salarial, a convocação dos concursados e a interiorização do Issec (Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará). Um acampamento com representantes de mais de 50 categorias foi formado em frente ao Palácio da Abolição, sede do governo, onde o Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais (Fuaspec) cobra o reajuste de 20,64% referente às perdas nos salários desde o primeiro governo Camilo.

“Os servidores estão reivindicando o direito fundamental à revisão da sua remuneração. O direito ao trabalho decente é um direito humano consagrado em tratados internacionais e, na Constituição do Estado do Ceará, há um artigo específico que trata da revisão e a valorização dos servidores”, lembrou Renato. Desde o início do ano, o Fuaspec protocolou seis pedidos de negociação com o governador Camilo Santana, que segue desrespeitando a data-base dos servidores (1º de janeiro) sem conceder o reajuste devido.

O deputado lembrou que o governador tem manifestado publicamente orgulho dos indicadores sociais e econômicos do estado. "Quem conquista esses indicadores em matéria de educação, por exemplo? São os professores e professoras da educação básica. Quem faz a gestão fiscal e a arrecadação do estado? São os auditores fiscais", afirmou Renato, lembrando que em 2016 também houve reajuste zero para as categorias, o que igualava o governo Camilo ao governo Tasso Jereissatti, o último governador a dar reajuste zero ao funcionalismo, ainda nos anos 90.

"Mais uma vez eu provoco a base do governador Camilo Santana para que converse com o governo e consiga abrir negociação com a Secretaria de Planejamento e a Secretaria da Fazenda no sentido de montar um calendário de reposição salarial para esses servidores", cobrou.

Áreas de atuação: Economia, Serviço Público