Violência contra os jovens acaba retornando à sociedade brasileira, denuncia Renato Roseno ao The Guardian

03/03/17 12:05

Na edição desta sexta-feira (3), o jornal britânico The Guardian denuncia a superlotação dos centros socioeducativos no Brasil. O jornal classificou como "brutal" o tratamento dispensado pelo estado a adolescentes em conflito com a lei. Em declaração à repórter Jo Griffin, o deputado estadual Renato Roseno (PSOL) alerta que o sistema socioeducativo tem aumentado o nível de criminalidade e que toda a violência registrada, por exemplo, dentro das instituições de restrição de liberdade, mantidas pelo governo do Estado do Ceará, acaba voltando para a sociedade.

"Não é coincidência que Fortaleza seja uma das cidades mais violentas no Brasil e no mundo", lembra Renato. Para o deputado, o hiper-encarceramento tem levado mais jovens à detenção do que em qualquer outro lugar na América Latina, muitos dos quais sem ter ido a julgamento. "O sistema para os jovens não opera para reduzir a reincidência, ele estimula a reincidência", diz.

Além disso, o ingresso de jovens negros no sistema socioeducativo, afirma o parlamentar, tem contribuído para o aumento expressivo das taxas de encarceramento. Em particular porque essa é uma população com maior dificuldade de acessar direitos e oportunidades. Para Renato, a falta de instrumentos de ressocialização nos centros socioeducativos leva "invariavelmente a uma vida de seguidas prisões". (Foto: Agência Brasil)

Confira a íntegra da matéria no link

Áreas de atuação: Direitos Humanos, Adolescência, Sistema socioeducativo