Renato visita escola de gastronomia para discutir construção de cozinhas populares

12/06/21 10:00

O deputado estadual Renato Roseno (PSOL) visitou na manhã da última quarta-feira (9), a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, localizada no Bairro Castelo Encantado, em Fortaleza. A visita ao equipamento fez parte de uma interlocução do mandato com a superintendência da Escola e teve o objetivo de conhecer as práticas e trabalhos da unidade para viabilizar o financiamento de construção de cozinhas populares através do Programa de Cooperação Federativa (PCF).

O momento contou com a presença do vice-prefeito de Fortaleza e superintendente do Instituto de Planejamento (Iplanfor), Élcio Batista (PSB), da superintendente da Escola, Selene Penaforte, da coordenadora de Cultura Alimentar e Gastronomia Social da Escola, Lina Luz, e de assessoras do Iplanfor e da Escola.

"Estamos avaliando a aplicabilidade do PCF para a construção de cozinhas sociais no Estado, de modo a garantir o acesso à alimentação digna para a população. Ao conhecermos o trabalho da Escola, viabilizamos essa troca de experiências para o nosso planejamento e, em conjunto, conseguimos ter um olhar mais amplo em relação às políticas públicas que combatam a insegurança alimentar", diz o parlamentar.

A Escola oferece cursos básicos e profissionalizantes. Ao todo, são 100 cursos e 5 mil matrículas/ano. Os cursos profissionalizantes atendem 250 alunos e os demais integram os cursos básicos, como de empreendedorismo, que têm o objetivo de viabilizar a iniciação ao mundo da cultura alimentar e da gastronomia. Para a superintendente da unidade, Selene Penaforte, a visita realizada "reforça a necessidade de somar forças e ampliar parcerias para contribuir no combate à fome e a insegurança alimentar”.

Texto alternativo

PCF

No Programa de Cooperação Federativa (PCF), cada deputado pode indicar, pelos orçamentos anuais, uma média de R$ 1 milhão em recursos destinados a projetos de impacto e relevância social nos municípios cearenses. Este ano, o mandato É Tempo de Resistência, do deputado Renato Roseno (PSOL), democratizou o acesso a esses recursos e está recebendo propostas dessa natureza. Cada projeto deve estar articulado com uma política pública oficial nos municípios - que vão receber os recursos numa transferência fundo a fundo - e contemplar propostas de cerca de R$ 100 mil.

Renato explica que os recursos serão destinados projetos voltados ao combate aos efeitos da pandemia, com foco na garantia da segurança alimentar, como restaurantes populares, projetos agroecológicos e de agricultura familiar, e de apoio à população em situação de rua. A ideia é promover também uma distribuição regionalizada, de forma a contemplar a maior parcela possível do território cearense.

O objetivo do PCF é fortalecer políticas públicas nos municípios. Os recursos são indicados pelos deputados estaduais na forma de emendas parlamentares e serão transferidos para municípios ou para órgãos do Estado. (Texto: Evelyn Barreto / Foto: Beatriz Bley - Vice-Prefeitura de Fortaleza)

Áreas de atuação: Direitos Humanos, Economia solidária, Política