Semana Mundial do Meio Ambiente: pauta ambiental deve estar no centro das agendas políticas

03/06/15 18:00

No plenário da Assembleia Legislativa, o deputado Renato Roseno e o vereador João Alfredo entregam a Antônia Márcia Xavier, filha do ambientalista José Maria do Tomé, placa alusiva à Semana Mundial do Meio Ambiente

Na Semana Mundial do Meio Ambiente, o mandato do deputado estadual Renato Roseno (PSOL) participou de sessão solene na Assembleia Legislativa do Ceará que homenageou ambientalistas de luta no Estado. A sessão solene, realizada nesta quarta-feira, 3 de junho, antevéspera do Dia Mundial do Meio Ambiente, foi proposta pela deputada estadual Doutora Silvana (PMDB), presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido.

Durante a solenidade, foram homenageados com placas alusivas à Semana Mundial do Meio Ambiente o vereador João Alfredo (PSOL), que tem uma longa trajetória parlamentar em defesa do meio ambiente; o professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), integrante do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, Alexandre Araújo Costa; a professora do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Marta Bastos, que atua em defesa dos direitos e do bem estar dos animais; a professora da Faculdade de Medicina da UFC, Raquel Rigotto, que se dedica aos estudos sobre os danos causados pela exposição aos agrotóxicos; e o ambientalista José Maria do Tomé, in memoriam, representado pela filha Antônia Márcia Xavier. O camponês foi assassinado em 2010 por denunciar os males da pulverização aérea de agrotóxicos na Chapada do Apodi, em Limoeiro do Norte.

"Zé Maria deveria estar inscrito no livro dos heróis do Brasil, na memória viva daqueles que tombaram pelo poder covarde, este que matou Zé Maria com 21 tiros", avaliou o deputado estadual Renato Roseno. "O que nos alimenta não é a revolta, é o desejo de revolução. Zé Maria fez um ato radical de amor, e isso é revolucionário. Sejamos revolucionários! A revolução hoje será ecológica ou não será”, acrescentou o parlamentar, também membro da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido da Assembleia Legislativa e que tem dedicado o mandato à pauta ambiental .

“Estamos vivendo uma crise de civilização, um modelo civilizatório que está esgotado. Ou nós mudamos profundamente a sociedade ou sentiremos e padeceremos com os danos das mudanças climáticas, da fome, da ausência de água e de comida e da poluição. Esse modo de produção leva à destruição, à desterritorialização e ao fim das culturas”, afirmou o parlamentar do PSOL. "Todos nós temos que colocar a pauta ambiental no centro das nossas agendas políticas. Não é possível falar de outra economia que não seja pautada na sustentabilidade ambiental. Temos que levar conosco essa compreensão de que nós somos natureza. As relações que devemos ter devem ser de igualdade e justiça. Por isso, é tão forte o conceito de justiça ambiental e racismo ambiental”.

Seguindo uma linha de argumentação semelhante, o professor Alexandre Araújo Costa fez uma palestra, durante a sessão solene, sobre aquecimento global, queima de combustíveis fósseis e uso da água na geração de energia. "Estamos no meio de uma guerra entre dois sistemas: o sistema do clima, que mantém a delicada teia da vida, e o sistema de produção de mercadorias. Ou mudamos o sistema de organização social ou veremos mais catástrofes todos os dias".

Áreas de atuação: Agrotóxicos, Meio ambiente, Recursos hídricos