Seminário discute orçamento público do Estado com movimentos sociais

12/11/19 16:23

O mandato é Tempo de Resistência, do deputado estadual Renato Roseno (PSOL), em parceria com o Fórum Permanente de ONGs de Defesa de Direitos de Crianças e Adolescentes do Ceará (Fórum DCA) e o Movimento Cada Vida Importa promoveram na tarde da última segunda-feira (11) o seminário "Entendendo o orçamento público". Foi o segundo encontro de uma série de três eventos com o objetivo de capacitar a sociedade civil para participar das decisões orçamentárias que afetam a população cearense, analisando tanto as propostas da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2020 quanto do Plano Plurianual 2020-2023, apresentados pelo Governo do Estado.

Participaram do encontro representantes do Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisa sobre a Criança (Nucepec), Conselho Regional de Serviço Social, Fórum Ceará no Clima, Movimento de Luta Antimanicomial, Associação VOAR, Casa de Cultura Digital, Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará (CEDECA), Centro de Valorização da Vida (CVV) e Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Frei Tito de Alencar (EFTA). Neste segundo momento da programação, foi realizada uma oficina prática de elaboração de emendas orçamentárias.

Para a advogada Geovana Patrício, assessora do mandato É Tempo de Resistência e uma das coordenadoras dos trabalhos, o seminário e a oficina sobre o orçamento público foram momentos importantes de troca de impressões acerca das decisões políticas tomadas pelo Governo do Estado. "Foi uma oportunidade para que os movimentos sociais se apropriem desse instrumento que incide diretamente na vida da sociedade. Nós pudemos debater a proposta do Plano Plurianual 2020 - 2023, identificando alguns dos pontos a se intervir", explicou. Até o fim de novembro, será realizado o último encontro da série, com foco voltado para a Lei Orçamentária Anual de 2020. (Texto e foto: Felipe Araújo)

Áreas de atuação: Economia, Política