Produção legislativa: cinco projetos de Renato viram lei em 2019

02/08/19 12:00

Somente neste segundo mandato, iniciado em fevereiro de 2019, 12 projetos de autoria de Renato Roseno foram aprovados – e outros 11 estão em tramitação. Entre as propostas aprovadas, cinco já viraram leis estaduais.

Áreas de atuação: Democracia

Audiências públicas, viagens e projetos aprovados marcam primeiro semestre legislativo

23/07/19 12:13

No primeiro semestre de 2019.1, o mandato do deputado Renato Roseno realizou 15 audiências públicas, 23 viagens ao Interior e aprovou 12 projetos (sendo 5 projetos de lei e 7 de indicação)

Áreas de atuação: Democracia

Assinatura digital em projetos de iniciativa popular: a tecnologia a favor da democracia

03/07/19 10:08

O governador Camilo Santana sancionou a lei 16.911, de autoria do deputado estadual Renato Roseno (PSOL), que autoriza, em âmbito estadual, a assinatura eletrônica certificada em projetos de iniciativa popular. A ideia, segundo o parlamentar, é simplificar os processos de mobilização em torno da criação de propostas legislativas, permitindo a subscrição parcial ou total dos projetos de iniciativa popular por meio de assinatura digital devidamente certificada.

Áreas de atuação: Democracia

Emendas de Renato Roseno fortalecem democracia digital e software livre

19/06/19 13:22

O plenário da Assembleia Legislativa aprovou na manhã desta quarta-feira (19) um projeto de lei que trata da gestão de Tecnologia da Informação (TI) no Ceará. O texto aprovado incorporou duas emendas apresentadas pelo deputado estadual Renato Roseno (PSOL) que fortalecem a democracia digital e o uso de softwares livres por parte do poder público no Estado.

Áreas de atuação: Democracia

Projeto aprovado: assinatura digital facilita participação popular na elaboração de leis

05/06/19 11:59

A ideia, segundo Renato, é simplificar os processos de mobilização em torno da criação de propostas legislativas, permitindo a subscrição parcial ou total dos projetos de iniciativa popular por meio de assinatura digital devidamente certificada. Proposta facilita participação popular na elaboração de leis

Áreas de atuação: Democracia

PEC quer tornar obrigatória autorização legislativa para concessão de isenções fiscais

30/04/19 11:16

Proposta de autoria do deputado estadual Renato Roseno (PSOL) quer incluir na Constituição Estadual dispositivo que torna obrigatória a autorização legislativa para concessão de isenções fiscais por parte do governo do Estado

Áreas de atuação: Democracia

Renato participa de debates e audiências públicas em Crateús, Tamboril e Independência

29/04/19 11:28

No último fim de semana, o deputado estadual Renato Roseno (PSOL) visitou os municípios de Crateús, Independência e Tamboril, na região do Sertão de Crateús, participando de debates sobre a reforma da previdência, rodas de conversa sobre a política de segurança pública e de uma plenária regional de apoiadores do mandato.

Áreas de atuação: Democracia

Democratizar a democracia: projeto propõe assinatura digital para iniciativa popular

13/02/19 18:00

O deputado estadual Renato Roseno (PSOL-CE) apresentou um projeto de lei (PL 35/19) que autoriza a assinatura eletrônica certificada em projetos de iniciativa popular.

Áreas de atuação: Democracia

Renato apresenta PEC que institui voto aberto na Assembleia Legislativa

06/02/19 15:00

Pela proposta, a regra valeria para a eleição dos membros da mesa diretora, para a escolha dos conselheiros do Tribunal de Contas e da Arce, para os vetos do governador e para a prisão de parlamentares flagrados em crimes inafiançáveis

Áreas de atuação: Democracia

Artigo: plebiscito sobre reestatização da Coelce e o respeito à vontade popular

17/07/18 16:28

Tramita na Assembleia Legislativa um Projeto de Decreto Legislativo de autoria do deputado Renato Roseno (no. 03/2016), que propõe a realização de um plebiscito para que o povo cearense decida sobre a reestatização da Companhia Energética do Ceará (Coelce). Vinte anos depois da privatização da empresa, são vários os depoimentos e reclamações não apenas da população, mas também de parlamentares de diferentes regiões do Estado, sobre a má qualidade da prestação dos serviços e sobre as altas tarifas cobradas.

Áreas de atuação: Democracia