Em Aracati, Renato conversa sobre políticas públicas para mulheres

15/03/19 13:00

Na manhã da quarta-feira, 13, o deputado estadual Renato Roseno (PSOL) foi ao Vale do Jaguaribe participar da IV Semana da Mulher da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Aracati. Este ano, o lema do evento é "Meu nome é mulher: basta de feminicídio". A programação se estende do dia 10 ao dia 17 de março e é formada por palestras, caminhadas, oficinas e confraternizações. A palestra de Renato teve como tema as políticas públicas voltadas para as mulheres. Ou, mais especificamente, a ausência e a insuficiência dessas políticas no cotidiano da população cearense.

"As Delegacias de Defesa da Mulher, por exemplo, deveriam existir nos 26 municípios cearenses acima de 60 mil habitantes; mas apenas 10 foram implantadas no Ceará", destacou o parlamentar. "Isso é um grande problema porque a mulher vítima de violência doméstica aqui em Aracati, por exemplo, não vai ter quem procurar. Não há, portanto, uma política pública abrangente e universal que garanta a esse segmento da população, não apenas a prevenção da violência, mas a responsabilização dos agressores".

Para Renato, a melhor política de prevenção da violência contra as mulheres é a educação para a igualdade de gênero. "Uma sociedade que não dialoga consigo própria sobre suas relações de gênero é uma sociedade que vai de alguma forma alimentar esse tipo de violência", afirmou. "É muito grave que uma sociedade que mata tantas mulheres por feminicídio, como é o caso do Brasil, não falar sobre os papéis e construções de gênero. Em sociedades mais democráticas, esses temas já foram discutidos. Questões como igualdade de gênero, educação sexual, etc. Esses temas não deveriam ser tabu".

O evento também contou com palestra de Socorro Lima, da Comissão Pastoral da Terra. Em sua fala, Socorro destacou que as tentativas de esvaziar o significado do 8 de março, dia de lutas das mulheres é uma espécie de feminicídio simbólico. “Mesmo que seja um grande desafio, nossa única alternativa hoje é a luta contra o machismo, o patriarcado e as diversas formas de opressão”, destacou.

[+] Confira trecho da palestra de Renato Roseno:

Áreas de atuação: Direitos Humanos, Mulheres, Segurança pública