Renato Roseno questiona relatório da Comissão Especial da Câmara dos Deputados sobre reforma política

13/05/15 18:05

O relator da Comissão Especial da Câmara dos Deputados manteve, ainda que de forma indireta, o financiamento empresarial das campanhas eleitorais. “O financiamento empresarial é fonte de boa parte da corrupção do Estado", observa o deputado estadual Renato Roseno, que defende Projeto de Iniciativa Popular de Reforma Política e Democrática.

Áreas de atuação: Participação popular

Mandato de ideias e iniciativas: atividades pelos bairros da Capital e visitas aos municípios do Interior

09/05/15 15:02

Nos três primeiros meses de mandato, o deputado estadual do PSOL andou por vários bairros de Fortaleza e municípios do Ceará - Alcântaras, Aquiraz, Caucaia, Crateús, Crato, Independência, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Moraújo e Quixadá. Com experiência de 20 anos de militância na área de direitos humanos, ele também viajou a convite para Brasília e a Cidade do México.

Áreas de atuação: Participação popular

Reforma política: Renato Roseno conclama população a assinar o projeto de iniciativa popular

06/05/15 16:00

Os pontos principais da proposta são a proibição do financiamento de campanha por empresas; as eleições proporcionais em dois turnos; a paridade de gênero na lista pré-ordenada; e o fortalecimento dos mecanismos da democracia direta com a participação da sociedade em decisões nacionais importantes.

Áreas de atuação: Participação popular

Só 5 municípios cearenses possuem aterros sanitários, 61 não têm catadores de materiais recicláveis

31/03/15 16:00

O deputado Renato Roseno propôs uma audiência pública com o objetivo de estimular a discussão e maior participação da sociedade em todas as etapas de elaboração e execução do Plano Estadual de Gestão dos Resíduos Sólidos. Dos 184 municípios cearenses, apenas cinco possuem aterros sanitários, predominando nos demais os lixões.

Áreas de atuação: Participação popular

Projeto de Lei de Iniciativa Compartilhada busca melhorar aproveitamento da água da chuva no Ceará

30/03/15 12:00

A proposta apresentada pela Cáritas Brasileira - Regional Ceará pretende fazer com que não só o meio rural, mas também o meio urbano, adote técnicas de armazenamento de água para melhorar a regularidade e suficiência no abastecimento da população. O mandato do deputado estadual Renato Roseno apoia o projeto.

Áreas de atuação: Participação popular

Plano Estadual de Gestão dos Resíduos Sólidos em debate na Assembleia Legislativa do Ceará

30/03/15 10:00

Audiência pública foi solicitada pelo deputado estadual Renato Roseno. O Governo do Ceará começou em 2014 a elaboração do Plano Estadual de Gestão dos Resíduos Sólidos, com metas para a redução da geração dos resíduos e para a reciclagem, seguindo orientação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Áreas de atuação: Participação popular

Resíduos sólidos: Ceará tem 7.356 pessoas cadastradas como catadores de material reciclável

29/03/15 12:00

A categoria é dividida em catadores de rua, catadores cooperados e catadores de lixão, incluindo centenas de crianças e adolescentes vivendo e trabalhando ali. Situação dos catadores será debatida em audiência pública, na Assembleia Legislativa do Ceará, sobre a Política e o Plano Estadual de Gestão dos Resíduos Sólidos.

Áreas de atuação: Participação popular

Projeto de Iniciativa Popular busca tornar o sistema eleitoral brasileiro mais democrático

13/03/15 10:00

Os quatro pontos principais do projeto são a proibição do financiamento de campanha por empresas e adoção do financiamento democrático; as eleições proporcionais em dois turnos; a paridade de gênero na lista pré-ordenada; e o fortalecimento dos mecanismos da democracia direta com a participação da sociedade em decisões nacionais importantes.

Áreas de atuação: Participação popular

Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Ceará promove diálogo com movimentos sociais

06/03/15 11:00

O seminário "Direitos humanos em diálogo com os movimentos sociais" foi realizado a partir do requerimento apresentado por Renato Roseno e subscrito por Zé Ailton Brasil e Moisés Braz. Representantes de diversos segmentos se reuniram para apresentar propostas aos deputados. A lista de inscritos conta com 81 nomes, mas cada movimento foi representado por mais de uma pessoa.

Áreas de atuação: Participação popular

Comissão de Direitos Humanos, em primeira reunião, aprova realização de seminário com movimentos sociais

12/02/15 12:34

A iniciativa é uma sinalização importante para a aproximação com os movimentos sociais organizados, pois o convite à participação no seminário será feito a instituições que subscreveram carta pública à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Ceará propondo plataforma para a atuação do colegiado, além de outros segmentos.

Áreas de atuação: Participação popular