Mandato do deputado estadual Renato Roseno visita Cariús, Iguatu e Quixelô, no Centro-Sul do Ceará

16/08/15 20:00

Renato Roseno e moradores da Comunidade do Gaspar, em Quixelô, sentados em alpendre

O mandato do deputado estadual Renato Roseno (PSOL) segue visitando pessoas, dialogando com grupos, revisitando realidades e construindo, em cada encontro, novas sociabilidades nesse nosso outro jeito de fazer política. No fim de semana, o parlamentar esteve no Centro-Sul do Ceará, onde visitou Cariús, Quixelô e Iguatu. Renato Roseno esteve acompanhado do assessor de Direitos Humanos Caio Feitosa e do assessor regional Alex Lima.

A viagem pela região começou por Iguatu, onde o parlamentar e o assessor de Direitos Humanos participaram, na sexta-feira, 14 de agosto, de um debate sobre redução da idade penal, no Centro Pastoral Santo Antônio. No sábado, 15 de agosto, o mandato visitou a Ocupação As Margaridas, junto de militantes do PSOL na região. Ali, Renato Roseno conheceu a realidade de cerca de 100 famílias e 600 pessoas dos bairros João Paulo II e Areias.

A ocupação, mobilizada sobretudo por mulheres jovens, foi denominada Margaridas em homenagem a Margarida Maria Alves, que viveu e morreu lutando pelo direito à moradia digna. Aos ocupantes ou em entrevistas a veículos de comunicação locais, Renato Roseno falou da importância de uma reforma urbana que contemple as demandas habitacionais da população, manifestou apoio e solidariedade aos que lutam por moradia digna e se comprometeu a continuar em negociação com a Secretaria das Cidades e demais órgãos estaduais, federais ou municipais para que as reivindicações sejam atendidas.

Ainda no sábado, 15 de agosto, o mandato esteve em Quixelô, onde falou também sobre redução da idade penal no Instituto Cultural e Econômico, e depois foi acolhido no Alpendre da Dona Socorro Guedes, na Comunidade do Gaspar, para uma conversa com moradores, que enfrentam o problema da falta d'água. O mandato esteve em Cariús, no domingo, 16 de agosto. Na Câmara Municipal, o deputado falou com vereadores e representantes de associações comunitárias sobre o processo de organização e atuação do PSOL e sobre a crise social, política e econômica brasileira.

A viagem ao Centro-Sul do Ceará neste fim de semana é a quarta já realizada pelo mandato na região. Em março, o deputado estadual Renato Roseno participou de atividades de apresentação do PSOL em Iguatu. A atividade foi realizada no dia 29, na sede do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal - Sintsef Iguatu.

Em maio, o mandato voltou a Iguatu, a convite do Coletivo Rua, para debate sobre a proposta de redução da idade penal, no dia 30. Caio Feitosa, assessor de Direitos Humanos, esteve na cidade para falar sobre o tema. No dia seguinte, 31 de maio, o mandato fez uma visita à cadeia pública, a convite da Pastoral Carcerária, para ver de perto a situação em que os detentos vivem. Mesmo interditada por causa da superlotação, a cadeia continua em condições muito precárias de funcionamento. Além dos assessores do mandato, Alex Lima e Caio Feitosa, visitaram a cadeia o representante do Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza, Alef Feitosa, e o militante do PSOL em Iguatu, Ronildo Ferreira.

Em junho, o mandato do deputado estadual Renato Roseno esteve representado na Semana do Meio Ambiente de Icó. O assessor regional para o Centro-Sul, Alex Lima, compareceu às atividades, no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, colocando o mandato à disposição da luta do povo.

Áreas de atuação: Direitos Humanos, Juventude, PSOL, Adolescência, Infância, Moradia, Participação popular