Mandato completa nove meses percorrendo o Ceará: 35 municípios do interior e região metropolitana visitados

02/11/15 17:01

Renato Roseno e moradores da comunidade Ipueira dos Gomes, em Canindé, em pé, diante da sede da associação comunitária

O mandato do deputado estadual Renato Roseno (PSOL) completou nove meses nesse domingo, 1º de novembro, com uma atuação que tem ido muito além dos limites do espaço físico do parlamento. O trabalho não se resume ao plenário, às salas das comissões técnicas ou ao gabinete da Assembleia Legislativa. Em menos de um ano, já foram visitadas 35 cidades fora de Fortaleza, o que corresponde a 19,02% do total de municípios cearenses (184).

Em 14 dos 35 municípios, o mandato já esteve mais de uma vez, seja com o próprio parlamentar, seja com os assessores. Em Caucaia, na região metropolitana de Fortaleza, o mandato compareceu em onze momentos diferentes. No Crato, Sul do Ceará, a população já teve a oportunidade de acompanhar de perto o deputado Renato Roseno em sete atividades. Em Iguatu, no Centro-Sul do Estado, houve seis visitas do mandato. Em Quixadá, no Sertão Central, foram quatro visitas do parlamentar do PSOL e uma de assessores.

Atendendo a convites ou por iniciativa própria, temos visitado todas as regiões do Estado para acompanhar de perto a realidade das comunidades, conversar com os moradores, promover audiências públicas e realizar debates sobre diversos temas, como acesso à justiça, controle social, infraestrutura, meio ambiente, redução da idade penal e violência contra a mulher. Nessa quarta-feira, 3 de novembro, o mandato estará em Quixeramobim para participar de debates em três escolas do município, uma na sede e duas nos distritos de Belém e São Miguel. Em Fortaleza, temos participado de muitos debates em escolas, universidades e sindicatos.

Antes mesmo de tomar posse no dia 1º de fevereiro, o deputado começou a percorrer as regiões do Ceará, coletando, desde dezembro, demandas e sugestões da população. “Foram feitas várias plenárias temáticas e regionais que nos permitiram pensar a ação política voltada a cinco eixos: defesa do mundo do trabalho, direitos humanos, meio ambiente, terra e território, fortalecimento do poder popular. Cada um desses eixos contempla uma infinidade de temas e possibilidades”, afirma o representante do PSOL no Legislativo estadual.

Mandato no interior: Alcântaras, Amontada, Aracati (duas visitas), Aquiraz, Banabuiú (três visitas), Barbalha, Beberibe, Bela Cruz, Canindé (três visitas), Cariús, Caucaia (onze visitas), Crateús (três visitas), Crato (sete visitas), Icapuí, Icó, Iguatu (seis visitas), Independência, Itapipoca (duas visitas), Itatira (duas visitas), Jaguaretama, Juazeiro do Norte (quatro visitas), Lavras da Mangabeira, Limoeiro do Norte (três visitas), Morada Nova, Maracanaú (cinco visitas), Moraújo, Pacatuba, Paracuru, Quixadá (cinco visitas), Quixelô, Saboeiro, Santa Quitéria, São Gonçalo do Amarante, Várzea Alegre (três visitas) e Viçosa do Ceará.

Áreas de atuação: PSOL, Participação popular, Transparência, Política