Mobilização Mundial pelo Clima: caminhada e show cultural em Fortaleza no dia 29 de novembro

24/11/15 16:00

Uma placa de sinalização deteriorada, uma ponte e um açude com pequeno volume de água: cena do Interior do Ceará

O Ceará entra na Mobilização Mundial pelo Clima. No domingo, 29 novembro, será realizada uma caminhada em Fortaleza, saindo do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, percorrendo a Avenida Beira Mar, em direção ao Anfiteatro Flávio Ponte, também conhecido como Anfiteatro da Volta da Jurema. A concentração será às 15 horas. No encerramento, haverá um show cultural.

"As mudanças climáticas estão aí e suas consequências se mostrando mais graves do que previam os cientistas. E no Ceará já é possível sentir o começo dos seus impactos: secas cada vez mais prolongadas afetando não apenas o sertão, mas ameaçando o abastecimento de água nas cidades; ondas de calor; elevação do nível dos mares já desalojando comunidades tradicionais do nosso litoral etc. Sabemos as causas. Elas não são naturais", aponta o Fórum Ceará no Clima.

"O aquecimento global é provocado pelas excessivas emissões de gases de efeito estufa, principalmente CO2 - gás carbônico - a partir da queima de petróleo, carvão e gás, do desmatamento e de práticas agrícolas insustentáveis", complementa o Fórum Ceará no Clima, que reúne pessoas dos mais variados segmentos, do interior e capital - estudantes, professores, cientistas, ativistas do movimento ambiental.

A mobilização local será realizada um dia antes do início da Conferência do Clima, em Paris. Também chamada COP21 - 21ª Conferência das Partes, a Conferência do Clima deve reunir mais de 190 chefes de Estado na capital da França até 11 de dezembro, na tentativa de firmar um compromisso global com peso de lei para manter o aquecimento do planeta abaixo de 2°C até 2100 e instituir medidas efetivas de enfrentamento à crise ambiental.

"Os governos não têm tomado as medidas necessárias para conter esse processo, preferindo não mexer nos interesses poderosos da indústria do petróleo, das empresas de energia, do agronegócio e das mineradoras. E sem pressão popular, isso não vai mudar. Por isso, não podemos mais ficar parados. Pelo direito de acesso à água, por energia limpa e acessível, por cidades arborizadas e sem poluição; na defesa dos mares, das florestas e sobretudo na luta pelas condições de vida das novas e futuras gerações, as pessoas do mundo todo estão se mobilizando", conclama o Fórum Ceará no Clima.

Áreas de atuação: Agrotóxicos, Meio ambiente, Participação popular, Recursos hídricos, Agricultura