Dia Internacional do Combate à Violência contra a Mulher: pelo direito à vida, vamos transformar a dor em luta

25/11/15 19:00

25 de novembro foi estabelecido como o Dia Internacional do Combate à Violência contra a Mulher no 1º Encontro Feminista da América Latina e Caribe, em 1981, em homenagem às irmãs Minerva, Pátria e Maria Tereza Mirabal, militantes de oposição à ditadura de Rafael Leônidas Trujillo, na República Dominicana, brutalmente assassinadas em 1960.

Áreas de atuação: Segurança pública, Direitos Humanos, Justiça, Mulheres

Mobilização Mundial pelo Clima: caminhada e show cultural em Fortaleza no dia 29 de novembro

24/11/15 16:00

A concentração será às 15 horas, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Os participantes percorrerão a Avenida Beira Mar até o Anfiteatro da Volta da Jurema. A mobilização local será realizada um dia antes do início da Conferência do Clima, em Paris, também chamada COP21 - 21ª Conferência das Partes.

Áreas de atuação: Recursos hídricos, Agrotóxicos, Agricultura, Meio ambiente, Participação popular

Dia da Consciência Negra: celebrar a resistência contra as opressões, as desigualdades e o racismo

20/11/15 17:33

O Dia da Consciência Negra foi criado em homenagem a Zumbi, herói negro, morto há 320 anos, em 20 de novembro de 1695, após se rebelar contra a opressão portuguesa no Quilombo dos Palmares. Lembramos das mulheres negras que sofrem com as violências cotidianas, dos jovens pobres e negros que estão sendo executados nas periferias.

Áreas de atuação: PSOL, Raça e etnia

Marcha das Mulheres Negras: dez mil participantes se reúnem em Brasília contra o racismo e a violência

19/11/15 01:40

A violência contra mulheres negras faz com o que o Brasil ocupe a quinta posição em ranking de assassinatos de mulheres, entre 83 países, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Os homicídios de mulheres negras cresceram 54,2% em dez anos, enquanto o índice de mortes violentas de mulheres brancas diminuiu 9,8%, segundo o Mapa da Violência 2015.

Áreas de atuação: Direitos Humanos, Raça e etnia, Segurança pública

Audiência pública sobre a mineração de urânio e fosfato em Santa Quitéria discute riscos à saúde e ao ambiente

17/11/15 17:06

"Eu acho um absurdo alguém estar aqui cogitando qualquer empreendimento que use essa quantidade indecente de água, numa época de crise hídrica dessas! Isso tem nome: injustiça hídrica. Chega de tanto argumento falso – nós queremos justiça hídrica, justiça ambiental!”, declarou Alexandre Costa, professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Áreas de atuação: Meio ambiente

Hospital Infantil Albert Sabin: em falta medicamentos de uso contínuo e controlado para diversas doenças

17/11/15 15:30

Deputado estadual Renato Roseno denuncia que mais de 200 crianças atendidas no Hospital Infantil Albert Sabin, que dependem de medicamentos de uso controlado e contínuo, estão sem a medicação. "Estamos falando de filhos de trabalhadores que não podem comprar esse medicamento, são crianças que precisam de atenção máxima".

Áreas de atuação: Fiscalização e controle, Infância, Saúde

Chacina em Fortaleza: por apuração imediata, proteção às famílias das vítimas e não ao toque de recolher

13/11/15 18:37

Um dia depois da chacina que deixou pelo menos 12 mortos na Grande Messejana, o deputado estadual Renato Renato divulga vídeo com reflexões sobre o estado de violência pelo qual passamos. Fortaleza é a cidade brasileira com a maior taxa de homicídios na população em geral e entre adolescentes.

Áreas de atuação: Justiça, Juventude, Direitos Humanos, Segurança pública

Hospital São José: Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids denuncia situação precária

12/11/15 15:11

Pacientes atendidos pelo Hospital São José correm risco de ficar sem o serviço de hospital-dia e sem o Programa de Atendimento Domiciliar. O deputado estadual Renato Roseno repercutiu as denúncias em plenário, reivindicando soluções para os problemas que atingem a unidade de referência no tratamento de doenças infecciosas.

Áreas de atuação: Saúde, Fiscalização e controle

Projeto de Indicação cria no Ceará a Comissão de Mediação de Conflitos Fundiários Urbanos. Aprovado!

12/11/15 14:31

"É comum, em situações de conflitos, notadamente aqueles relacionados aos problemas de terra e moradia, ocorrerem graves violações aos direitos humanos. E tem sido rotina no Ceará a prática dos despejos forçados e a formação de milícia", argumentou o deputado Renato Roseno, autor da proposta, ao defender a aprovação pela Assembleia Legislativa.

Áreas de atuação: Moradia

"A violência no sistema de privação de liberdade tem resultado aqui do lado de fora”, diz Renato Roseno

11/11/15 13:16

Na última sexta-feira, 6 de novembro, a situação de colapso no Sistema Socioeducativo cearense se agravou. Durante o conflito nos Centros Educacionais São Francisco e São Miguel, quatro adolescentes foram atingidos por arma de fogo e um deles faleceu. As unidades, cuja capacidade era de 60 vagas cada uma, tinham cerca de 300 internos.

Áreas de atuação: Direitos Humanos, Segurança pública, Justiça, Adolescência