Seminário no Bom Jardim marca abertura da II Semana Cada Vida Importa

12/11/19 11:42

O Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência da Assembleia Legislativa promoveu, na manhã desta segunda-feira (11/11), o seminário Cada Vida Importa, no teatro Marcus Miranda, do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ). O evento marcou a abertura da segunda Semana Estadual de Prevenção aos Homicídios de Jovens no Ceará, cuja programação segue até a próxima quinta-feira (14/11), com a realização painéis, palestras, exibições de curtas, oficinas e saraus.

A Semana é fruto de uma lei de autoria do deputado estadual Renato Roseno (lei nº 16.482/17), aprovada em dezembro de 2017 em decorrência do trabalho do Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência. O objetivo é incluir no calendário oficial do estado um evento com programação voltada à denúncia do extermínio das nossas juventudes e à valorização das ações de arte e cultura que promovem a vida nos territórios mais vulneráveis.

Esse é o segundo ano de realização da Semana, que ocorre sempre no período que inclui o dia 12 de novembro, data em que ocorreu a Chacina do Curió, no ano de 2015. Na oportunidade, 12 pessoas foram assassinadas, sendo nove com menos de 19 anos. Renato Roseno explicou que um dos objetivos do evento “é respeitar a memória desses jovens, porque esse tipo de violência não pode ser banalizada”. “É só quando vemos esses jovens como eles estão aqui hoje, fazendo arte e cultura, que percebemos a importância das políticas públicas preventivas e de fazer com que cheguem a essa juventude”, acrescentou.

Segundo o parlamentar, 829 adolescentes foram assassinados em 2018 no Ceará, com um aumento significativo na mortalidade de garotas. Para ele, a prevenção da violência começa nos territórios. “Daí a importância da participação dos governos locais nesse combate”, defendeu.

O estudante do curso de Artes Visuais do CCBJ Leonardo Alves disse que o que instiga os estudantes a participarem dos cursos e oficinas promovidos pelo equipamento é a possibilidade de denunciar a realidade em que vive o jovem morador da periferia. “Mesmo sem incentivo, sem bolsa, a gente se organiza para realizar nosso projeto do curso, pois é de grande importância para nós, no sentido de dar visibilidade a nossa realidade”, afirmou.

O Comitê Cearense de Prevenção de Homicídios na Adolescência é uma iniciativa conjunta da Assembleia Legislativa, Governo do Estado do Ceará e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Toda a programação da semana pode ser conferida no site do Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência: http://cadavidaimporta.com.br. (Texto: Felipe Araújo, com informações da ASCOM-AL / Foto: Junior Pio - ASCOM-AL)

Áreas de atuação: Direitos Humanos, Juventude, Segurança pública