AL e Unicef assinam termo de cooperação para geração de oportunidades para jovens

10/11/21 10:00

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará assinou, nesta terça-feira (09/11), o termo de adesão à plataforma “Um milhão de oportunidades”, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A iniciativa tem como foco a criação de oportunidades para jovens de 14 a 24 anos em situação de vulnerabilidade.

O presidente da AL, Evandro Leitão (PDT), destacou que a adesão à plataforma corrobora com “o caminho que temos trilhado na construção de um Ceará com mais oportunidades e que persegue incansavelmente a missão de uma sociedade estabelecida na igualdade, justiça e cidadania”.

O deputado reiterou a importância de o Parlamento estadual fazer parte da plataforma e servir de exemplo a ser replicado. Evandro Leitão enalteceu o trabalho que vem sendo realizado pelo Comitê de Prevenção e Combate à Violência, assim como as ações do Comitê de Responsabilidade Social da AL.

O deputado Renato Roseno (Psol) ressaltou que os maiores desafios da sociedade são aqueles que se abatem sobre a infância e a juventude, principalmente crianças e adolescentes negros e negras das periferias. A adesão da AL à plataforma, afirmou, é mais um passo da importante parceria com o Unicef, que possibilita uma articulação para reforçar as ações de promoção de vida, de oportunidades, de justiça e direitos.

Florence Bauer, representante do Unicef no Brasil, parabenizou a adesão da AL à plataforma e comentou a possibilidade de que a parceria incentive diversos outros atores sociais do Ceará a criarem oportunidades para os jovens, especialmente os mais vulneráveis. Ela afirmou que pesquisas do fundo apontam que 23% dos jovens não têm oportunidade de estudar ou trabalhar e estão excluídos das oportunidades no Brasil. Desde 2020, quando surgiu, a plataforma já criou mais de 100 mil oportunidades, disse.

Entre as áreas em que a plataforma atua estão acesso à educação de qualidade; inclusão digital e conectividade; fomento ao empreendedorismo e protagonismo de adolescentes e jovens e acesso ao mundo do trabalho em oportunidades de estágio, aprendiz e emprego formal. Mais informações sobre a iniciativa podem ser acessadas no site.

Na tarde desta terça-feira, também foi inaugurado o escritório do Unicef no anexo II da AL, espaço cedido para o desenvolvimento das ações do Fundo das Nações Unidas para a Infância no Ceará.

Luana Brasileiro, coordenadora do Comitê de Responsabilidade Social da AL, órgão idealizado pela primeira-dama da AL, Cristiane Leitão, e que atuará diretamente com a plataforma, agradeceu o apoio da Presidência às ações que vêm sendo realizadas pelas células do comitê, que englobam áreas como sustentabilidade, cidadania, saúde e segurança no trabalho e o desenvolvimento da sociedade cearense.

Também estiveram presentes os deputados Bruno Pedrosa (PP) e Osmar Baquit (PDT); o chefe do escritório do Unicef no Ceará, Rui Aguiar; o coordenador do Unicef para o Semiárido no Brasil, Dennis Larsen, e Aline Andrade, do Unicef. Fizeram parte do evento ainda duas participantes do grupo Jovens Agentes da Paz (JAP); a professora Ângela Pinheiro; João Milton Cunha, do Inesp; a pesquisadora Daniele Negreiros e Vladyson Viana, presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT).

PUBLICAÇÃO - O livro “Meninas no Ceará: A Trajetória de Vida e de Vulnerabilidades de Adolescentes Vítimas de Homicídio”, resultado de pesquisa realizada pelo Comitê de Prevenção e Combate à Violência, foi lançado no evento e apresentado pela pesquisadora Daniele Negreiros. A pesquisa está disponível no site do comitê.

Ela elencou os eixos da pesquisa e perfil das meninas vítimas de homicídio, com informações sobre “ser menina no Ceará”, sobre as famílias, os territórios, o acesso aos direitos, assim como recomendações de prevenção. A pesquisadora reiterou que a criação de oportunidades é um caminho para que as violências que atingiram e seguem atingindo as meninas cearenses não se repitam.

SEMANA CADA VIDA IMPORTA - O evento faz parte das atividades da 4ª edição da Semana Cada Vida Importa, a Semana Estadual de Prevenção aos Homicídios de Jovens do Ceará, instituída em 2017 em memória às vítimas da Chacina do Curió. A programação da Semana Cada Vida Importa pode ser acompanhada pelo perfil do comitê da AL no Instagram. (Texto e Foto: ASCOM-AL)

Áreas de atuação: Juventude, Infância, Segurança pública