Audiência discute percepção de crianças e adolescentes sobre violência

27/03/17 15:00

O mandato É Tempo de Resistência, em parceria com a ONG Visão Mundial, promove nessa terça-feira (28), às 14h30, no complexo de comissões da Assembleia Legislativa do Ceará, a audiência pública "O que dizem as crianças". Trata-se da apresentação de um estudo, concluído no ano passado, em que uma série de entrevistas revela a percepção de crianças e adolescentes sobre a temática da violência.

A consulta foi realizada pela ONGcom o auxílio de um aplicativo chamado Índice de Segurança da Criança (ISC), desenvolvido pelo Instituto Igarapé, instituição voltada aos temas da segurança, da justiça e do desenvolvimento. Essa ferramenta permitiu aos pesquisadores realizarem um mapeamento da percepção de violência de crianças e adolescentes em diferentes contextos e ambientes.

Entre outros dados levantados, a pesquisa revelou que quanto maior a idade, maior a percepção da insegurança entre crianças e adolescentes; cerca de 40% dos entrevistados não se sentem seguros em seus locais de moradia; 6 em cada 10 crianças sofrem ou sofreram violência física em casa; e 85% convivem com brigas em seus ambientes escolares.

Saiba mais em: Instituto Igarapé https://igarape.org.br/o-que-dizem-as-criancas/

Áreas de atuação: Direitos Humanos, Adolescência, Infância