Barbalha: Renato Roseno questiona prefeito por falta de negociação, após 200 dias em greve dos trabalhadores

04/11/15 11:00

Trabalhadores em greve reunidos diante de uma mesa

Na data em que os trabalhadores de Barbalha completam 200 dias em greve, o deputado estadual Renato Roseno (PSOL) subiu mais uma vez à tribuna da Assembleia Legislativa do Ceará, nesta quarta-feira, 4 de novembro, para manifestar solidariedade aos servidores municipais e questionar a falta de abertura do prefeito José Leite Cruz (PT) para a negociação. "Prefeito, abra negociações, demonstre altivez na abertura de negociação. Isso é, por demais, relevante, importante, pra saúde do povo de Barbalha", pediu.

As reivindicações dos servidores, em especial aqueles da área da saúde, são por instalações adequadas de trabalho e reposição salarial. "Um dentista, que ganhava R$ 2.400,00 em 2004, ganha hoje, 11 anos depois, pouco mais de 20% disso", exemplificou Renato Roseno. "Defender os trabalhadores da saúde é defender a saúde; defender a reposição salarial de técnicos de Enfermagem, auxiliares de Enfermagem, enfermeiros e enfermeiras, dentistas, auxiliares de saúde bucal, auxiliares administrativos, isso é defender a saúde".

O prefeito de Barbalha ingressou na Justiça do Trabalho, pedindo a ilegalidade da greve, mas o movimento foi considerado legal, inclusive com parecer do Ministério Público do Trabalho. "De todas as manifestações de trabalhadores que já trouxemos aqui, essa talvez é uma das mais dramáticas", apontou Renato Roseno, em função de tantos dias sem negociação e do registro de práticas antissindicais. "Somente ontem, Sua Senhoria, o prefeito, enviou uma carta informando que não haveria condições, formalizando que não haveria condições de abrir negociação", questionou o parlamentar, já que, em diversas vezes, houve tentativa de negociação por parte do Sindicato dos Trabalhadores.

Ao longo dos nove meses de mandato, o deputado estadual Renato Roseno ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa do Estado diversas vezes para falar sobre servidores municipais que se encontram em manifestações, mobilizações e greves pela manutenção de direitos. No dia 24 de outubro, o mandato esteve em Barbalha para apoiar a luta dos trabalhadores. O deputado se encontrou com servidores públicos municipais, demonstrando solidariedade aos servidores em greve. A reunião foi realizada no Salão Paroquial da Paróquia de Santo Antônio.

Nesta quarta-feira, o parlamentar usou a tribuna pela terceira vez para tratar da situação dos trabalhadores de Barbalha. Manifestando mais uma vez apoio e solidariedade aos trabalhadores, o deputado evocou o pensamento do criador do Partido Revolucionário Cubano, o jornalista, filósofo e poeta José Martí (1853-1895). "Aos trabalhadores e trabalhadoras, compreendam que não é abrindo mão do básico, da dignidade, que a gente vai conquistar dignidade. Já dizia José Martí: os direitos não podem ser mendigados; os direitos não são dados, eles são arrancados".

Áreas de atuação: Trabalho, Saúde, Serviço Público