Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência: seleção para contratar 24 pesquisadores

26/01/16 19:00

Arte gráfica anuncia que há vagas para contratação temporária

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará lançou nesta terça-feira, 26 de janeiro, o edital de seleção pública para a contratação temporária de 24 pesquisadores para o Comitê Cearense pela Prevenção e Redução de Homicídios na Adolescência. O período de inscrições se estende até o próximo domingo, 31 de janeiro.

Como as inscrições serão realizadas exclusivamente por meio eletrônico, os interessados podem enviar o currículo (Vitae ou Lattes), até as 23h59min do prazo final, para o e-mail comite.ccpha@al.ce.gov.br. Os pesquisadores selecionados deverão cumprir 30 horas semanais de trabalho e receber remuneração mensal no valor de R$ 2.600,00.

As vagas estão sendo criadas para realização de pesquisa de campo em territórios com incidência de homicídios na adolescência e em centros educacionais de privação de liberdade de adolescentes, de acordo com os parâmetros metodológicos estabelecidos pela coordenação da pesquisa. Os interessados precisam ter diploma de nível superior, em qualquer área de conhecimento. Para ver o edital, clique aqui.

O Comitê Cearense pela Prevenção e Redução de Homicídios na Adolescência é uma iniciativa da Assembleia Legislativa com o objetivo de investigar os motivos dos assassinatos, as histórias de vida e a ambiência afetiva dos entornos familiares e sociais. A iniciativa tem apoio do Governo do Estado e coordenação técnica do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

O protocolo de intenções para instalação do comitê foi assinado, no dia 11 de dezembro de 2015, pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Zezinho Albuquerque (Pros), pela vice-governadora Izolda Cela (Pros) e pelo representante do Unicef no Brasil, Gary Stahl. O documento foi subscrito pelos deputados estaduais Ivo Gomes (Pros) e Renato Roseno, escolhidos como presidente e relator do comitê, respectivamente.

O Comitê Cearense pela Prevenção e Redução de Homicídios na Adolescência é composto ainda pelos deputados Zé Ailton Brasil (PP), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania; Augusta Brito (PCdoB), presidenta da Comissão da Juventude; e Bethrose (PRP), presidenta da Comissão da Infância e Adolescência. O coordenador do Unicef para Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí, Rui Aguiar, também integra o comitê.

O trabalho do comitê vai envolver pesquisas de campo, audiências públicas e a elaboração de um relatório com propostas de intervenção por meio de políticas públicas. A iniciativa é por demais oportuna, haja vista que a violência por homicídios atinge muitos adolescentes no Ceará, especialmente Fortaleza.

Fortaleza é a capital brasileira com o mais alto Índice de Homicídios na Adolescência (IHA). Para cada grupo de mil adolescentes, entre 12 e 18 anos, a capital do Ceará tem 9,92 jovens assassinados, de acordo com o mais recente levantamento, apresentado em 2015, com dados até 2012.

Entre as unidades da federação, o Ceará ocupa o terceiro lugar no ranking, com 7,74 adolescentes assassinados para cada grupo de mil. Em primeiro lugar, encontra-se Alagoas, com 8,82, seguido da Bahia, que tem um índice de 8,59.

Áreas de atuação: Direitos Humanos, Adolescência, Segurança pública