Conselho de Direitos Humanos do México recebe Renato Roseno para palestra sobre infância e adolescência

09/02/15 09:00

Criança na janela de casa ainda sem revestimento segura uma bola de futebol

Com experiência de 20 anos de militância na área de direitos humanos e grande envolvimento com temas relacionados a infância e adolescência, Renato Roseno está na Cidade do México, a convite do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), para falar da experiência brasileira com o Estatuto da Criança e do Adolescente. Nesta segunda-feira, 9 de fevereiro, o deputado estadual cearense pela Frente de Esquerda Socialista (PSOL-PSTU-PCB) atua como palestrante em um fórum, no Conselho Nacional de Direitos Humanos do México, sobre a implementação da Lei Geral de Direitos de Crianças e Adolescentes no país, promulgada recentemente, em dezembro de 2014.

O evento deve reunir representantes de 70 organizações mexicanas da sociedade civil, envolvidos na defesa dos direitos de crianças e adolescentes, para debate sobre a implementação no México da lei equivalente ao Estatuto da Criança e do Adolescente no Brasil, que em 2015 completa 25 anos. Nesse domingo, o deputado adiantou as discussões participando de reunião com um grupo mais restrito de redes de organizações da sociedade civil. Nesta segunda, ele também tem agendadas entrevistas para vídeo produzido pelo Unicef, para a agência de notícias mexicana.

No convite enviado ao deputado, no dia 29 de janeiro, a representante do Unicef no México, Isabel Crowley, ressalta o histórico de Renato Roseno na área de direitos humanos, infância e adolescência. "Enviamos esse cordial convite devido a sua larga trajetória como especialista em direitos da infância e adolescência, por sua destacada atuação nas organizações da sociedade civil brasileira, por sua participação no Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, assim como por sua capacidade de transmitir os conceitos e lições aprendidas na implementação do Sistema de Garantias no Brasil. Estamos seguros de que, por todas estas características, sua participação como palestrante será relevante para responder a dúvidas das organizações mexicanas", justifica.

Renato Roseno vem acumulando e também socializando, dentro e fora do Brasil, experiências e conhecimentos na área da infância e adolescência, especificamente, e de direitos humanos, em geral. Ele já viajou a Argentina, Chile, Peru, Holanda, Cuba, Suécia, Suíça, Alemanha, Portugal e Estados Unidos para dar palestras ou participar de audiências que tratavam das questões relacionadas a esses temas.

A relação de Renato Roseno com a área de direitos humanos começou quando ele ainda era estudante de Direito, participando da fundação do Núcleo de Assessoria Jurídica Comunitária, da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Escritório de Defesa dos Direitos Humanos, localizado na Câmara Municipal de Fortaleza. Advogado graduado em 1993, foi chefe de gabinete do então deputado João Alfredo, entre 1995 e 2000.

Outros públicos, temas e causas foram se agregando ao espectro de atuação e defesa do militante de direitos humanos. Entre 2000 e 2002, Renato Roseno participou do Programa LEAD - de vivência e estudos em Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, quando teve a oportunidade de conhecer e estudar realidades do Paquistão, Nigéria e México, envolvendo resolução de conflitos e sustentabilidade.

Entre 2000 e 2006, Renato Roseno assumiu a coordenação do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará (Cedeca), organização não governamental de proteção jurídico-social de direitos da infância e adolescência. O envolvimento com os temas "infância" e "direitos humanos" qualificou Renato a prestar consultorias para diferentes organizações e movimentos sociais, principalmente sobre a violência que atinge crianças e adolescentes. Em 2013, ele recebeu o Prêmio Neide Castanha, na categoria "Cidadania", outorgado pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Áreas de atuação: Direitos Humanos, Adolescência, Infância