Cúpula latino-americana: crianças e adolescentes ensinando novas formas de resistência

29/06/18 06:00

Para conseguirmos construir um novo mundo para crianças e adolescentes, é preciso aprender com elas e permitir que elas façam essa construção. A análise do deputado estadual Renato Roseno abriu, na manhã da última quarta-feira, a Cúpula Latino-Americana pelos Direitos das Crianças e Adolescentes em Situação de Rua, que está sendo realizada em Fortaleza até sexta-feira (29). Em fala dirigida a membros dos principais organismos internacionais de direitos humanos e representantes de organizações que trabalham pelos direitos das crianças e adolescentes que vivem nas ruas, Renato destacou a necessidade de inverter o sentido da comunicação tradicional em relação a esse debate a passar a dar vez e voz às crianças.

"Nós temos de agora ocupar um lugar de escuta, muito generosa e muito qualificada", afirmou o parlamentar para uma plateia formada por representantes de instituições do Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia, México, Peru, Uruguai e Venezuela. Para Renato, o que nos faz humanos não é uma "essência a priori", mas a nossa "capacidade de reinventar o futuro"; em particular, nesses tempo que ele classificou como "capitalismo da barbárie". "Essas crianças e adolescentes têm uma capacidade de resistência à barbárie que nenhum de nós teria, nossos corpos não resistiram, nossa subjetividade desmontaria. Nós não temos essa capacidade de nos reinventar para sobreviver a essa situação, como milhares de crianças no continente tem feito cotidianamente sob as marquises, nos assentamentos precários, nas periferias urbana, nos cárceres".

A Cúpula Latino-americana pelos Direitos das Crianças e Adolescentes em Situação de Rua tem como objetivo consolidar uma rede internacional ampla e participativa de pessoas e organizações pela defesa da infância e adolescência. A ideia é compartilhar experiências e metodologias e construir estratégias e ações que tenham efetivo impacto na vida dessa população. O evento é uma iniciativa da Red Internacional Por La Defensa de la Infancia y Adolescencia en condicion de Calle (Ridiacc), que desde 2015 articula mais de 200 organizações que trabalham pelos direitos das crianças e adolescentes que vivem nas ruas em vários países da América Latina.

Este ano, a Cúpula traz como tema “Construindo um mundo para todas as crianças” reivindicando a inclusão das crianças e adolescentes em situação de rua na pauta de prioridades dos governos e da sociedade civil nos países da região.

Para Renato, as diversas formas de resistência construídas por crianças e adolescentes na América Latina - a exemplo das batalhas de rima, dos rolezinhos, dos saraus literários, dos cordéis, do slam das minas - inauguram novas formas de pensar a democracia e a política representativa. "Abraçar essa ética e essa estética, escutar de forma generosa, isso pode nos inaugurar uma nova etapa política", defendeu. "Nós só venceremos uma onda conservadora com uma onda de liberdade, e é isso que essas milhares de resistências de crianças e adolescentes nas periferias urbanas nos ensinam".

Confira trecho da fala de Renato Roseno: https://bit.ly/2KwPZGH

Áreas de atuação: Direitos Humanos, Adolescência, Infância