Da violência social ao encarceramento: discutindo o Estado brasileiro. Café e Filosofia recebe Renato Roseno

07/07/15 11:00

Mãos de pessoas atrás de grades

É possível uma sociedade sem prisão? O Serviço Social do Comércio (Sesc) faz a pergunta no encontro do projeto Café e Filosofia desta terça-feira, 7 de julho. E para ajudar a responder, o deputado estadual Renato Roseno (PSOL) é o convidado.

"Da violência social ao encarceramento: discutindo o Estado brasileiro" é o tema a ser abordado pelo parlamentar, também advogado e militante de direitos humanos há mais de 20 anos. Uma oportunidade de diálogo sobre política criminal, Direito Penal, sociedade de controle e outras formas de gestão dos conflitos sociais.

O debate será realizado a partir das 18 horas, na unidade Sesc Centro - Rua 24 de Maio, 692. A programação ocorre sempre às terças-feiras, com entrada gratuita, entre 18h e 20h30min. E para fazer jus ao nome, há um intervalo para o café.

O Café e Filosofia é um projeto desenvolvido desde 2009 e que tem o objetivo de despertar nos participantes uma consciência filosófica sobre os fatos da vida e do cotidiano. O principal objetivo é trazer palestrantes para discutir com o público em geral os temas do dia-a-dia à luz da filosofia.

"A proposta do Café e Filosofia, afinal, é a de fazer as pessoas refletirem sobre a situação da vida real e pensar nos temas contemporâneos dos quais não deveriam fugir nunca, tendo como norteador um autor ou um tema filosófico a cada encontro ou uma temática mensal que será debatida a partir de um eixo central com um palestrante a cada encontro", explica o Sesc.

Ao longo do projeto, vários convidados, entre filósofos, sociólogos, economistas, historiadores, psicólogos, comunicadores, escritores, enfim, estudiosos ou especialistas, abordaram temas instigantes, como "Experiências de trabalhadores a partir da construção da barragem do Castanhão"; "Mito – amor e morte"; "É possível viver melhor?"; "Filosofia Clínica; Schopenhauer – Filosofia do limite"; "O desejo e seus desencontros com a norma"; "Estética do absurdo em Camus"; "Ken Wilber e o Programa de Vida Integral"; "O Livro do Apocalipse de São João – Uma leitura crítica"; "A Era do Conhecimento: comunicação com humanismo"; "Os valores da tecnologia na educação"; "Cultura Popular – com foco na poesia do poeta popular Henrique José da Silva"; "As mídias na sociedade".

Áreas de atuação: Direitos Humanos, Justiça, Segurança pública