‪Debates Políticos - O sistema da dívida e o paradoxo do Brasil: realidade de abundância e cenário de escassez.

23/03/16 10:31

‪Debates Políticos - O sistema da dívida e o paradoxo do Brasil: realidade de abundância e cenário de escassez. Dia 22 de março na Assembleia Legislativa do Ceará

"A corrupção institucionalizada no Sistema da Dívida amarra o Brasil", afirma Gisella Colares Gomes, membro da Auditoria Cidadã - Núcleo DF e doutora em gestão e política ambiental pela Universidade de Brasília (UNB). 0,05% da população economicamente ativa no Brasil concentra: 14% da renda total e 22,7% de toda a riqueza toda riqueza declarada em bens e ativos financeiros. No Brasil, 71 mil pessoas concentram quase 23% da riqueza.

"Temos um imposto tributado injusto, em que o peso maior vai para os mais pobres, para a classe trabalhadora. Vivemos uma política fiscal restritiva e com políticas públicas sociais prejudicadas pelos ajustes fiscais. Temos que refletir sobre esses temas, entender o cenário. Esse é o nosso papel – tornar esse assunto mais acessível ao cidadão, procura trazer uma linguagem mais didática. Um exemplo: até os contratos das dívidas são super complicados, tudo é feito para que não se descubra mais sobre o tema, que não se domine bem o assunto e se não seja possível, assim, fazer uma mudança, uma transformação”, diz Gisella.

Saiba mais: http://www.auditoriacidada.org.br/

Áreas de atuação: Direitos Humanos, Economia, Política