Desigualdade e pobreza: causas e efeitos da exploração do trabalho infantil

12/06/18 11:02

O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil é celebrado anualmente no dia 12 de junho. A data foi criada por iniciativa da Organização Internacional do Trabalho, em 2002, com o objetivo de alertar e mobilizar a comunidade internacional para o combate ao trabalho infantil.

Segundo Renato Roseno, o Brasil é historicamente marcado pela chaga da desigualdade e da pobreza, que são, ao mesmo tempo, causa e efeito do trabalho infantil. "O que faltou a milhões de crianças e adolescentes que se encontram nessa situação de exploração foi, sobretudo, justiça, que também se constrói através do acesso às políticas públicas de qualidade, de educação, saúde e assistência", destaca.

Para o deputado, o lugar comum segundo o qual seria melhor a criança estar trabalhando do que estar roubando é igualmente equivocado e injusto. "Será que a criança só pode ter essas duas alternativas na vida: ou estar sendo explorada ou estar no crime? Será que a sétima economia do mundo só tem essa alternativa para dar às suas crianças? Entendemos que não. E é por isso que seguimos na luta contra a exploração do trabalho infantil. Todos os dias", avalia.

Áreas de atuação: Trabalho, Infância, Justiça