Dia do Professor e de luta‬. Nossa homenagem pela data e nosso apoio à mobilização da categoria

15/10/15 20:41

Pessoas carregam faixa com reivindicações para melhorar a qualidade da educação: contra cortes de gastos, por uma merenda de qualidade, melhor infraestrutura e mais profissionais na educação

No Dia do Professor, a categoria foi às ruas em uma Dia de Luta por uma escola pública de qualidade e contra os cortes de recursos e as demissões na educação. A mobilização contou com a participação de outros profissionais da educação e de estudantes.

Os mandatos do PSOL, na Assembleia Legislativa do Ceará e na Câmara Municipal de Fortaleza, prestam mais do que uma homenagem aos educadores. O deputado estadual Renato Roseno e o vereador João Alfredo manifestam apoio, companheirismo e solidariedade aos professores nas reivindicações.

"Os professores são contra os cortes na educação nacional. E é impressionante como a corda quebra sempre no lado mais fraco. Assim, o capital financeiro continua a se manter altamente lucrativo, com R$ 1 trilhão só neste ano, oriundo do Orçamento Geral da União. Por outro lado, na hora de fazer o ajuste, quebra, entre outras coisas, em cima das políticas sociais, com R$ 9 bilhões de recursos que foram cortados do Ministério da Educação", questionou o deputado Renato Roseno, em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, ao prestar apoio à mobilização dos profissionais da educação nesta quinta-feira.

Em todo o Brasil, houve manifestações. A mobilização dos professores em Fortaleza se concentrou em frente ao Palácio da Abolição, sede do Governo do Ceará. Os manifestantes saíram em marcha por grandes vias da capital - avenidas Barão de Studart, Santos Dumont e Desembargador Moreira -, encerrando o ato na Praça Portugal. "Queria me solidarizar com os trabalhadores da oposição da Apeoc que estão, inclusive, hoje, dia 15 de outubro, fazendo um ato no Palácio da Abolição pela passagem do Dia do Professor", afirmou Renato Roseno, referindo-se ao Sindicato de Professores e Servidores do Estado.

"Nós não iremos a lugar nenhum se continuarmos a tratar a educação pública como uma política menor, sem a devida prioridade para aquele trabalhador da educação. O caso dos retroativos, em que o governo reconhece a dívida com os professores, mas, mesmo assim, ainda parcela a dívida... Esse é um dos muitos dos desrespeitos à educação", reprovou o parlamentar, durante o pronunciamento.

Áreas de atuação: Trabalho, Educação, Economia, Serviço Público