Fortalecimento da economia solidária no Ceará é tema de audiência pública na Assembleia Legislativa

20/10/15 15:45

Bonecas de pano seguram cartazes com dizeres sobre prêmio de boas práticas em economia solidária

O fortalecimento da economia solidária no Ceará estará em discussão nessa quarta-feira, 21 de outubro, a partir das 14h30min, no Complexo das Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa do Estado (Av. Desembargador Moreira, 2807). A audiência pública, aberta a todos os interessados no assunto, foi solicitada pelos deputados estaduais Carlos Felipe (PCdoB), Elmano de Freitas (PT), Moisés Braz (PT), Rachel Marques (PT) e Renato Roseno (PSOL).

Baseada na autogestão, solidariedade, cooperação, respeito ao meio ambiente e ao comércio justo, a economia solidária aponta para a construção de novas relações de consumo, justas e solidárias e de um outro modelo de geração de trabalho e renda e inclusão social. A economia solidária busca valorizar os sujeitos, os seus territórios, as tradições, o fortalecimentos dos grupos e as autonomias.

No Ceará, 25 grupos cooperados de economia solidária formam a Rede Bodega, que existe desde 2004 fortalecendo principalmente a autonomia de diversas mulheres em quatro pontos fixos de comercialização: Bodega Nordeste Vivo e Solidário, situada no município de Aracati; Budega do Povo, situada em Viçosa do Ceará; Bodega Arcos, com sede em Sobral; e Budegama com sede em Fortaleza.

De acordo com a Cáritas Brasileira Regional Ceará, uma entidade de promoção e atuação social, que trabalha na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável solidário, os 25 grupos cooperados reúnem 218 pessoas e comercializam uma variedade grande de produtos, como roupas, acessórios, bonecas de pano, alimentos agroecológicos e bebidas. A experiência conquistou em 2015 o Prêmio Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) de Boas Práticas em Economia Solidária na categoria Redes de Empreendimentos Solidários.

Para discutir a formulação de políticas públicas de economia solidária, bem como pensar em contribuições para a construção do Plano Estadual de Economia Solidária, foram convidados para a audiência pública na Assembleia Legislativa a Rede Cearense de Socioeconomia Solidária, a Secretaria Nacional de Economia Solidária, a Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário, o vereador Ronivaldo Maia (PT), a representante da Cáritas Brasileira Regional Ceará, Izabel Cristina Cruz de Lima, a representante do Fórum Brasileiro de Economia Solidária e da Universidade Vale do Acaraú, Rizoneide Amorim.

Áreas de atuação: Trabalho, Economia solidária, Mulheres, Economia