O Parlamento e sua História: estudantes perguntam e o deputado Renato Roseno responde a diversas questões

24/03/15 12:00

Estudantes da Escola de Ensino Fundamental e Médio Flávio Marcílio, com o deputado Renato Roseno no plenário da Assembleia Legislativa, na mesa onde ficam os deputados que dirigem os trabalhos, onde se lê ao fundo

Construção de um oceanário no Ceará, necessidade de uma reforma política no Brasil, escândalos de corrupção e lavagem de dinheiro na Petrobras... Assuntos recorrentes de debate pelos parlamentares no atual momento político despertaram interesse de estudantes em visita à Assembleia Legislativa do Ceará nesta terça-feira, 24 de março. Ocupando os assentos dos deputados no plenário do Legislativo estadual, os estudantes da Escola de Ensino Fundamental e Médio Flávio Marcílio, no Pirambu, tiveram a oportunidade de fazer perguntas aos deputados sobre diversos assuntos. Renato Roseno foi um dos parlamentares que responderam aos questionamentos dos estudantes.

O deputado do PSOL explicou que é contra a construção do Acquário antes mesmo de ser eleito para um mandato político, ainda quando a obra foi anunciada pelo Governo do Estado, em 2010. Renato argumentou que Fortaleza tem outras demandas que deveriam ser consideradas prioridades, como o saneamento básico, a segurança pública e a mobilidade, e que o próprio turismo na capital deveria receber outro tratamento. "Além de ser muito cara, não teve licitação para contratação do projeto nem para a obra, e várias perguntas sobre o empreendimento ainda não foram respondidas".

Renato Roseno reafirmou para os alunos o que tem defendido em todos os espaços de debate dos quais participa, que defende uma reforma política democrática e que ponha fim ao financiamento empresarial das campanhas eleitorais. "Temos uma das campanhas políticas mais caras do mundo. O que está acontecendo com a Petrobras tem a ver com o financiamento empresarial das campanhas".

O deputado também foi questionado sobre investimentos em educação e valorização do professor. Renato defendeu que o educador precisa ser bem remunerado e ter mais tempo para planejar as aulas. Ele questionou a deficiência de acesso ao Ensino Médio no Ceará, principalmente no interior, e a falta de condições para a permanência dos alunos na escola, com taxas de abandono e evasão ainda muito elevadas, e de qualidade da educação.

Depois de fazer perguntas aos deputados em plenário, os estudantes também puderam conhecer outros espaços do Legislativo estadual. A visita dos estudantes faz parte do projeto "O Parlamento e sua História", do Memorial da Assembleia Legislativa do Ceará Deputado Pontes Neto. O projeto, que se destina aos alunos das escolas públicas e privadas do Estado do Ceará, possibilita que eles conheçam a história do parlamento cearense e despertem o interesse pela educação política.

Áreas de atuação: Juventude, Adolescência, Educação, Política