Renato Roseno apela ao governador para regularizar fornecimento de fórmula especial a crianças com alergia

29/10/15 13:59

Criança com as mãos no rosto ingere pelo canudo líquido branco contido em copo

O deputado estadual Renato Roseno subiu à tribuna da Assembleia Legislativa nessa quarta-feira, 28 de outubro, para denunciar mais uma vez a situação das crianças alérgicas a diversos alimentos, em especial à proteína do leite de vaca, que dependem de uma fórmula de aminoácidos para a nutrição e o desenvolvimento adequados. Os familiares reclamam da irregularidade no fornecimento do insumo pelo Governo do Estado. A falta dessa fórmula especial pode levar a desnutrição grave, internação e até óbito. E se a criança ingerir alimentos aos quais é alérgica, também pode ter complicações que evoluem para a morte.

Depois de apelar ao coordenador da Assistência Farmacêutica do Estado, Einstein do Nascimento, e ao próprio secretário da Saúde do Estado, Henrique Javi, para que o Programa de Alergia à Proteína do Leite seja regularizado, agora o deputado Renato Roseno estende a reivindicação diretamente à vice-governadora Izolda Cela e ao governador Camilo Santana. "Pela enésima vez, eu queria dizer aqui da nossa indignação diante desse descaso, desse desprezo com a saúde pública, mas sobretudo com as crianças e adolescentes".

O parlamentar questionou a incapacidade da Secretaria da Saúde do Estado de fornecer de maneira regular a fórmula de aminoácidos e a falta de uma nutricionista para o atendimento às crianças com alergia. "A nutricionista que havia foi deslocada", apontou.

Muitas famílias não têm como comprar a fórmula especial porque apenas uma lata custa R$ 170,00, e uma criança utiliza entre 10 e 15 por mês. "Nós estamos falando de crianças do Bolsa Família, das classes trabalhadoras, das classes populares, do interior do Estado, do sertão, e também aqui da capital, das nossas várias comunidades", citou o parlamentar do PSOL, manifestando apoio e solidariedade às crianças e aos familiares, mas enfatizando principalmente a exigência para que o problema seja solucionado. "Eu venho aqui exigir providências do Governo do Estado para regularização do fornecimento dessas fórmulas e sobretudo para a instituição de um programa regular, com financiamento garantido no orçamento para essas crianças com alergia ou intolerância alimentar".

O pronunciamento do deputado atende a uma reivindicação dos familiares de crianças com alergia alimentar. "O fornecimento da fórmula de aminoácidos pela Secretaria da Saúde vem sendo feito de forma irregular, com atrasos, e nesse mês de outubro houve o corte do fornecimento total, como provam os pais através de depoimentos, vídeos e documentos. Várias crianças estão em situação de risco pela falta desse alimento, que é essencial para sua sobrevivência. Pedimos que as providências sejam atendidas com a maior brevidade de tempo possível, porque isso pode levar ao óbito de inúmeras crianças, bem como queremos que este programa seja regulamentado", afirma Aline Saraiva, mãe de criança com alergia alimentar e representante da Associação de Famílias e Amigos de Crianças com Alergia Alimentar.

Áreas de atuação: Saúde, Alergia alimentar, Fiscalização e controle, Infância