Renato Roseno questiona criminalização das lutas sociais e judicialização da política

21/10/15 15:32

Renato Roseno fala na tribuna da Assembleia Legislativa

O deputado estadual Renato Roseno (PSOL) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa do Ceará nesta quarta-feira, 21 de outubro, para denunciar a criminalização de lutadores sociais e manifestar apoio e solidariedade ao presidente e ex-presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Limoeiro do Norte, José Aristides Lima e Reginaldo Araújo, respectivamente. Os dois são alvos de uma representação judicial por crimes de opinião movida pelo prefeito Paulo Duarte (DEM) porque desferiram duras críticas ao gestor municipal, em função do atraso no pagamento dos salários dos servidores.

"Aqueles que não conseguem resolver os conflitos na política acabam criminalizando lutadores e lutadoras sociais", questionou o parlamentar do PSOL, falando em nome do partido e da Frente de Esquerda pela qual ele se elegeu deputado, formada também pelo PCB e PSTU. "A quem interessa transformar o conflito, que é eminentemente social e político, por direitos de trabalhadores e trabalhadoras, numa vendeta, num processo judicial?", continuou, questionando também a judicialização da política.

O atraso no pagamento dos salários em Limoeiro do Norte atingiu inicialmente os prestadores de serviços e na sequência os servidores concursados. "O que resta, portanto, aos servidores? A mobilização, a greve, liderados por seus sindicatos", argumentou Renato Roseno. "Aqui, eu vejo ex-gestores que sabem que o caminho do Tribunal, da criminalização dos servidores, não é o melhor caminho para resolver, sobretudo, as demandas dos servidores", completou, dirigindo-se aos colegas parlamentares que já foram prefeitos.

A postura do prefeito de Limoeiro do Norte, na avaliação do deputado, só acirra os ânimos e estimula os servidores a não recuarem nas reivindicações. "Os servidores, na verdade, vão, agora, cada vez mais, se sentir compelidos a lutar pelos seus direitos. Na medida em que as suas legítimas lideranças se veem criminalizadas pelo gestor municipal, os servidores não vão baixar a guarda. Ao contrário, eles vão lutar mais. Se o prefeito queria diminuir a força dos trabalhadores, ele está, na verdade, aumentando o conflito".

Ao manifestar apoio e solidariedade ao presidente e ex-presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Limoeiro do Norte, Renato Roseno disse que conhecia bem a trajetória de luta dos sindicalistas em defesa dos trabalhadores. "Eu conheço o Reginaldo há anos. Ele é um dos lutadores sociais, um dos ativistas sociais mais reconhecidos, mais respeitados no Estado do Ceará, ao contrário daqueles que, porventura, quisessem amealhar recursos materiais ou poder. O Reginaldo é um companheiro valoroso e sempre esteve ao lado das lutas mais legítimas das classes trabalhadoras".

Ao questionar a judicialização da política e a criminalização das lutas sociais, o parlamentar do PSOL reforçou a importância da mobilização pela conquista, manutenção e avanço nos direitos. "Os conflitos políticos têm que ser resolvidos é na política porque de fato só a luta muda a vida. Não se pode querer silêncio do servidor que se encontra com o salário atrasado - não é salário milionário, é salário de servidor do interior do Estado do Ceará. Não se pode pedir dignidade ao que não tem dignidade. Não se pode pedir dignidade e paciência à miséria", concluiu.

Áreas de atuação: Trabalho, PSOL, Justiça, Serviço Público