Servidores estaduais realizam ato na Assembleia Legislativa reivindicando aumento salarial de 12,5%

08/12/15 18:00

O deputado Renato Roseno, sentado e ao fundo, escuta servidores estaduais reunidos no Complexo das Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa

Mobilizado pelo Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec), um grupo de trabalhadores realizou nesta terça-feira, 8 de dezembro, um ato na Assembleia Legislativa, para apresentar as propostas da categoria, como aumento salarial de 12,5%, manutenção e melhoria do Instituto de Saúde dos Servidores (Issec), realização de concurso público e reestruturação das tabelas salariais. Os servidores reivindicam uma audiência pública com o governador do Estado, Camilo Santana.

Em apoio e respeito à luta dos trabalhadores, o deputado estadual Renato Roseno (PSOL) recebeu, juntamente com outros parlamentares, uma comissão para apresentação das propostas da categoria. De acordo com a comissão, a defasagem salarial dos servidores atinge 55%, no período de 1999 a 2015, enquanto a arrecadação e as despesas do Estado apresentam resultados positivos.

"A reposição salarial da inflação é obrigação constitucional do Estado. No entanto, as perdas foram se avolumando ano a ano. De acordo com estudo realizado pelo Sintaf, o IPCA acumulado de 1999 a 2015 é de 206%. Já o reajuste acumulado do período foi de 151%. Dessa forma, as perdas salariais acumuladas são da ordem de 55%", detalha o Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará, referindo-se a levantamento do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf).

Entre os principais pontos da pauta de reivindicações dos servidores está a reposição da inflação, atualmente em 9,92%, conforme a última previsão do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para este ano, mais ganho real de 2,5%. "A Lei Orçamentária Anual já se encontra em votação e nela não está explícito o índice de reajuste dos servidores, dando a entender que o Governo não tem nada a oferecer em 2016 para os trabalhadores do Estado", questiona o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual do Ceará (Mova-se).

A comissão de trabalhadores recebida pelos deputados na Assembleia Legislativa nesta terça-feira apresentou a data de 15 de dezembro como indicativo para que o governador Camilo Santana receba os representantes do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará. Segundo o Mova-se, o Fórum Unificado já protocolou diversos ofícios solicitando audiência pública com o governador, mas não houve resposta do chefe do Executivo.

Áreas de atuação: Trabalho, Economia, Serviço Público