Proposta de Renato garante preferência às mulheres nos títulos de regularização fundiária

02/06/21 17:00

A Assembleia Legislativa aprovou na manhã desta quinta-feira (02) uma emenda de autoria do deputado Renato Roseno que prevê que o título da regularização fundiária rural no Ceará será concedido preferencialmente às mulheres. A emenda foi feita à mensagem do governo que formaliza a Política de Regularização Fundiária Rural no Estado.

Áreas de atuação: Agricultura

Em versão virtual, Semana Zé Maria do Tomé celebra luta pela justiça social no campo

12/04/21 17:00

Em sua décima edição, a Semana Zé Maria do Tomé este ano acontecerá de forma remota durante os dias 19 a 23 de abril. Com o tema "ZÉ MARIA DO TOMÉ VIVE! A luta continua e a r-existência se faz vida!", movimentos sociais e comunidades da Chapada do Apodi reivindicam justiça pelo assassinato do líder comunitário Zé Maria do Tomé, que este ano completa 11 anos.

Áreas de atuação: Agricultura

Agronegócio manipula dados e espalha desinformação sobre proibição da pulverização aérea

11/03/21 19:00

Seja na imprensa, onde promove campanha sistemática de desinformação e manipulação, em particular através de colunistas comprometidos com seus interesses; seja na seara judicial, onde ingressou com várias ações; grandes corporações agrícolas vêm atuando para deslegitimar a lei Zé Maria do Tomé e derrubar a proibição da pulverização aérea.

Áreas de atuação: Agricultura

Agrotóxicos: live comemora os dois anos da proibição da pulverização aérea no CE

20/01/21 20:00

Durante transmissão, o deputado conversou com a professora, Raquel Rigotto, com o diretor nacional do MST-CE, Gene Sousa, e com a filha do militante Zé Maria do Tomé, Márcia Xavier

Áreas de atuação: Agricultura

Crônica da quarentena: historiador escreve sobre a vida nos sertões do semiárido

24/07/20 10:47

Em tempos de pandemia, o historiador e assessor parlamentar Moesio Mota revisita o sertão de suas raízes e mostra como generosidade e desapego material são valores passados de geração em geração na vida sertaneja

Áreas de atuação: Agricultura

PFDC defende constitucionalidade de leis que proíbem pulverização aérea de agrotóxicos

25/05/20 11:30

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) encaminhou ao procurador-geral da República, Augusto Aras, um conjunto de argumentos em defesa das leis municipais que proíbem a pulverização aérea de agrotóxicos.

Áreas de atuação: Agricultura

Zé Maria do Tomé: 10 anos de uma memória feita de lutas em defesa da vida

20/04/20 22:31

Hoje faz dez anos da morte de Zé Maria do Tomé. Assassinado em 21 de abril de 2010, numa emboscada covarde nas proximidades de sua casa, o líder comunitário, mártir camponês da luta contra os agrotóxicos na Chapada do Apodi, segue presente e vivo na memória e na inspiração dos que seguem defendendo a agroecologia e a justiça social no campo.

Áreas de atuação: Agricultura

Uma lei para celebrar a memória e a luta de Zé Maria do Tomé

31/12/19 11:00

O governador Camilo Santana sancionou o projeto de lei 463/19, de autoria do deputado estadual Renato Roseno (PSOL) e aprovado pela Assembleia no último dia 21 de novembro, que institui a Semana Zé Maria do Tomé no calendário oficial de eventos do Estado. Com a sanção, o projeto virou a lei 17.122, publicada no Diário Oficial do Estado no dia 16 de dezembro de 2019.

Áreas de atuação: Agricultura

Dia de Luta Contra os Agrotóxicos: mandato reafirma defesa da Lei Zé Maria do Tomé

03/12/19 18:00

O dia 3 de dezembro é considerado o Dia Internacional de Luta contra os Agrotóxicos. Ao mesmo tempo em que o mandato É Tempo de Resistência, do deputado estadual Renato Roseno (PSOL), reafirma e celebra essa luta, que acontece em todo o mundo, em defesa da saúde pública e do meio ambiente, volta a denunciar os ataques que a Lei Zé Maria do Tomé (lei estadual estadual 16.820/2019) vem sofrendo por parte do agronegócio.

Áreas de atuação: Agricultura

Desafios das Escolas Família Agrícola são debatidos em audiência na AL

12/11/19 11:17

A Assembleia Legislativa do Ceará recebeu, nesta segunda-feira (11/11), alunos, educadores e voluntários das Escolas Família Agrícola (EFAs) para debater sobre as experiências de educação contextualizada ao campo e pedagogia da alternância, além das dificuldades e demandas das EFAs. O deputado Renato Roseno (Psol) explicou que é importante que as EFAs sejam reconhecidas pelo Conselho Estadual de Educação como instituição de ensino e sugeriu que essas unidades busquem esse reconhecimento.

Áreas de atuação: Agricultura